Supletivo para conseguir diploma do ensino médio em um ano e meio
Oportunidade é voltada para alunos que não concluíram o ensino médio. Há chance também para finalizar o ensino fundamental
Escute essa reportagem
Jovens, adultos e idosos que não terminaram o ensino fundamental ou médio no tempo regular podem voltar a estudar no segundo semestre.
A partir do dia 22, estarão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial. Há chance de terminar o ensino fundamental em quatro anos e o ensino médio, em um ano e meio.
Já as rematrículas – para quem já está na modalidade – já estão abertas e vão até sexta-feira.
A gerente da EJA na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariane Berger, explicou que pode se inscrever para terminar o ensino fundamental qualquer pessoa a partir dos 15 anos. Já para o ensino médio, pode se matricular quem tem mais de 18 anos.
“Não há limite máximo de idade. Quem deseja iniciar a EJA presencial precisa ir até uma escola da rede estadual. Lá, poderá se informar sobre a disponibilidade de horários e unidades.”
Para fazer a matrícula, é necessário levar documentos pessoais, além de comprovante de residência (fatura da energia elétrica), entre outros. “Temos 180 escolas da rede que ofertam EJA presencial diurno e noturno. Os alunos estudam de segunda a sexta.”
Outra possibilidade, segundo Mariane, é fazer a modalidade semipresencial em um dos quatro Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) e 20 Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas). “Nesse caso, a matrícula pode ser feita em qualquer tempo. No entanto, exige do estudante maior autonomia de estudos.”
Ela destacou que também estarão abertas, a partir do dia 22 de julho, as matrículas para a EJA profissional. As escolas que ofertarão a modalidade com a qualificação profissional no segundo semestre serão definidas nas próximas semanas.
Os estudantes Maria Jamilly de Oliveira da Conceição, 21, Leonardo Plotegher Fiorotti, 28, e Kauã Tomaz do Nascimento, 20, estão cursando o ensino médio na modalidade EJA da escola Hildebrando Lucas, Maruípe, Vitória. “Estou terminando o ensino médio e já penso em fazer o Enem para fazer faculdade”, contou Leonardo.
Saiba mais
Opção para quem tem a partir de 15 anos
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A modalidade de ensino é voltada para estudantes com idade mínima de 15 anos para ingressar no ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para o ingresso no ensino médio.
- Formas de oferta da EJA
EJA noturna: formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira em escolas da rede estadual.
EJA diurna: formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira em escolas da rede estadual.
EJA profissional: formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira. Os estudantes saem com cursos profissionalizantes.
Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs): formato semipresencial, no tempo que o estudante dispõe, orientação presencial, plataforma e provas presenciais.
EJA Presencial (noturno e diurno)
- Rematrícula
Vai até sexta-feira o período de rematrículas para a EJA.
Os alunos que já estudam na modalidade de ensino em alguma das escolas estaduais devem efetivar a rematrícula na secretaria da escola.
- Novas matrículas
Já as matrículas para os alunos que querem começar os estudos na EJA, neste segundo semestre letivo, terão início em 22 de julho.
A matrícula deverá ser solicitada, exclusivamente, na secretaria da escola de interesse do aluno.
É obrigatória a entrega dos seguintes de documentos: cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade, acompanhada do documento original; cópia do comprovante de residência (fatura de energia elétrica), acompanhada do documento original; entre outros documentos.
EJA Profissional
Além da EJA Regular, há a oferta de 600 vagas para a EJA Profissional, que é destinada a estudantes acima de 18 anos e que já tenham concluído o ensino fundamental.
Os cursos: Agente de Combate às Endemias; Agente de Projetos Sociais; Auxiliar de Serviços Condominiais; Recepcionista de Eventos; Mecânico de Máquinas Industriais; Instalador de Sistemas Elétricos Prediais; Agente de Suporte e Manutenção de Computadores; Assistente Financeiro; Assistente de Recursos Humanos; Recepcionista de Eventos; Assistente Administrativo; Assistente de Logística; Auxiliar de Agroecologia; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Cuidador de Idosos; e Operador de Computador.
EJA Semipresencial
A matrícula nos CEEJAs e NEEJAs, que ofertam modalidade semipresencial, ocorrem a qualquer tempo nas próprias unidades que disponibilizam essa opção.
Fonte: Sedu.
Comentários