Sindicato aceita proposta do Governo e greve no Ifes pode ser encerrada
Serão concedidos reajustes para professores e e servidores técnico-administrativos em Educação
Escute essa reportagem
Professores e servidores técnico-administrativos em Educação (TAE) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiram, nesta quarta-feira (19), aceitar a proposta feita pelo Governo para encerrar a greve na instituição, que já dura dois meses.
A informação é do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Ifes, (SINAFEIFES), que divulgou que a decisão foi tomada após uma assembleia realizada na terça-feira (18).
De acordo com o sindicato, a greve será encerrada de forma definitiva após uma reunião nacional, que ocorrerá nesta sexta (21) e sábado (22). Na próxima semana, no entanto, o deve se reunir novamente.
Ainda segundo o movimento grevista, o entendimento do grupo é que as propostas realizadas pelo Governo 'poderiam ser melhores'. "A reunião desta terça-feira teve ampla participação da categoria, e na oportunidade foram feitas diversas manifestações, tanto da conjuntura nacional quanto local. O entendimento da base foi que as propostas poderiam ser melhores, mas foi deliberado pelo aceite das propostas do Governo Federal", diz a nota.
As propostas do Governo incluem a recomposição salarial para os técnico-administrativos em Educação. O reajuste será de 9% em janeiro de 2025, 5% em abril de 2026 e progressão de carreira com aumento de 3,9% para 4,0% em janeiro de 2025 e de 4,0% para 4,1% em abril de 2026.
Em relação aos docentes, o sindicato afirma que "não foram feitos avanços nas pautas salariais. A proposta permaneceu inalterada desde o encontro de maio (15/05). O governo avançou nas pautas não salariais". Portanto, a proposta aceita foi de reajuste de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.
Comentários