MPEduc: Recomendações para melhorar ensino público em Presidente Kennedy
Recomendações envolvem melhorias de conexão com a internet, transporte escolar e estrutura física das escolas
Escute essa reportagem
Três medidas foram recomendadas pelo Ministério Público Federal para a melhoria do ensino fundamental em Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo.
As recomendações surgem após um diagnóstico realizado pelo Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), que visitou seis espaços pedagógicos na cidade e realizou uma audiência pública para tratar sobre o assunto com a comunidade acadêmica. Além disso, foram analisadas informações repassadas pelo município e pelo Ministério da Educação.
Transporte escolar, estrutura das unidades e conectividade nas instituições de ensino estão entre as recomendações. O MPF aconselha que, em 15 dias, sejam instalados Medidores de Educação Conectada em todas as unidades municipais de ensino. Esse é um aparelho que permite a medição da qualidade de conexão com a internet.
Sobre o transporte escolar, o MPF requer que a prefeitura do município implemente um sistema de gestão da frota, preferencialmente o Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Sete), disponibilizado pelo governo federal, para garantir um planejamento de manutenções preventivas e corretivas nos veículos.
A construção de um parquinho em Bola Esperança, na zona rural de Presidente Kennedy também está entre as recomendações.
Educação especial
O atendimento educacional especializado foi pauta da audiência pública realizada na cidade. Em outubro, o MPES promoverá um treinamento aos profissionais de educação, médicos, psicólogos e pais de alunos do município.
*Estagiária, com supervisão de Weslei Radavelli
Comentários