X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Especialistas apontam as tendências para o futuro profissional dos jovens

Possibilidades vão ser apresentadas nesta quarta-feira durante evento do Sinepe, que vai reunir especialistas e autoridades do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas apontam as tendências para o futuro profissional dos jovens
Helena Freitas, Isaack Lima, Marcelly Fantin e a professora Tatiane Passos: expectativa para o encontro |  Foto: Fábio Nunes/AT

Em uma época de importantes escolhas que podem nortear o futuro profissional, mil estudantes do ensino médio participam nesta quarta-feira (16) de um debate sobre tendências no mercado de trabalho e oportunidades no Espírito Santo.

O II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã, promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), vai contar com debate com especialistas, autoridades e empresários de destaque.

O evento acontece das 7h30 às 14 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória.

O presidente do Sinepe-ES, Moacir Lellis, destacou a importância do evento para que os estudantes possam entender um pouco sobre as potencialidades do Espírito Santo, que devem ser consideradas na escolha de uma carreira. “A população do Estado é a menor do Sudeste, mas nós temos um potencial grande”.

Ele ressaltou que palestras com o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço serão voltadas para mostrar aos jovens que eles podem construir a carreira deles no Espírito Santo.

“Esses estudantes terão potencial aqui no Estado, tanto aqueles de escolas privadas, quanto públicas. A educação é uma só”.

Moacir Lellis enfatizou que algumas áreas no Estado devem estar aquecidas para os próximos anos, a exemplo da logística – devido à posição geográfica do Estado – e do turismo. “Estamos no nível do mar e, andando 50 ou 60 km, temos clima de montanhas”.

A vice-presidente do Sinepe-ES, Roberta Bonelli, destacou que o Fórum vem em um momento importante da vida dos estudantes do ensino médio. “Ele traz um reforço de escolha vocacional para os nossos alunos, já que alguns estão em fase de reafirmar a escolha do curso a seguir, enquanto outros ainda não têm ideia de qual carreira profissional querem”.

Presença

Entre os presentes no evento estão 30 alunos da 3ª série do ensino médio do Centro Educacional Linus Pauling, como Helena Freitas, Isaack Lima e Marcelly Fantin.

A pedagoga do ensino médio na instituição, Lucimara Gonçalves Barros Brito, explicou que a decisão de levar os estudantes ao Fórum foi motivada por reconhecer a importância de inseri-los em espaços que promovem o protagonismo e a construção de projetos de vida, principalmente nessa fase em que se encontram.

“Esse evento possibilita aos nossos jovens estudantes ter acesso a informações e propostas referentes ao nosso Estado, além de experiências inspiradoras sobre responsabilidade e visão de futuro”.

SAIBA MAIS

II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã

Promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), o evento acontece nesta quarta-feira, das 7h30 às 14 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória.

As Inscrições já foram encerradas, mas participam cerca de 1.000 alunos da 2ª e da 3ª série do ensino médio de escolas privadas e públicas do Estado.

Além de palestras e bate-papos, os estudantes participantes poderão visitar a Feira de Profissões e Inovação. Entre os expositores estarão faculdades, universidades e centros universitários.

Programação

7h30 às 8h30: credenciamento e boas-vindas.

8h30 às 8h45: abertura oficial e discurso do presidente do Sinepe-ES, Moacir Lellis.

8h45 às 9h15: palestra: “Espírito Santo: exemplo para o Brasil”, com o governador Renato Casagrande.

9h15 às 10h: palestra: “O desenvolvimento do ES do amanhã!”, com o vice-governador Ricardo Ferraço.

10h às 10h45: intervalo para networking e visitação à Feira de Profissões e Inovação.

10h45 às 11h30: “Papo-cabeça”: “Assumindo responsabilidade e construindo minha realidade!”, com Gabriel Tebaldi, mestre em Educação e doutorando em Filosofia, e Gabriela Fonseca, estudante de Medicina e aluna observadora da escola de Medicina em Neuro-oncologia da universidade de Harvard (dos Estados Unidos).

11h30 às 12h30: Palestra: “Plantar e colher”, com Ricardo Frizera, empresário e sócio da Apex, e Gustavo Ribeiro, diretor da Marca Ambiental.

12h15 às 13h: Reflexões finais e sorteio de uma bolsa de estudos na Inglaterra para o aluno que visitar e interagir com a maior quantidade de estandes da Feira de Profissões e Inovação.

13h às 14h: Encerramento com DJ Koreia e visitação à Feira das Instituições de Ensino Superior. Na feira, os estudantes terão contato direto com representantes de instituições de ensino superior, que vão apresentar informações sobre cursos, mercado acadêmico e oportunidades de carreira.

Fonte: Sinepe-ES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: