Escolas públicas e particulares ampliam oferta de ensino em tempo integral
Ainda é possível fazer rematrícula. Vagas são para estudar o dia todo
Escute essa reportagem
Escolas da rede pública e particulares estão ampliando a oferta de vagas para o ensino em tempo integral este ano. Em algumas instituições, ainda há chances de se matricular.
Em Vitória, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou a ampliação das vagas para ficar mais tempo na escola. “Em 2021, tínhamos apenas três escolas em tempo integral na cidade. Passamos para 30 unidades, que ofertarão as vagas para estudar a partir de fevereiro. É um número absolutamente expressivo”.
A subsecretária de Gestão Educacional da capital, Fabíola Risso, enfatizou que além da ampliação de 17 unidades, em 2023, para 30 este ano, também houve aumento da procura dos pais pela educação em tempo integral.
“São 22 centros de educação infantil e oito de ensino fundamental, totalizando 6.584 vagas para o ensino integral no município. Quem tiver interesse, é possível fazer o cadastro do filho em uma escola próxima, levando documentos de identificação e comprovante de residência”.
Ela salientou que as novas matrículas para ensino infantil foram abertas em dezembro, mas é possível tentar vagas remanescentes. Já para o ensino fundamental, as matrículas novas serão efetivadas entre 17 e 31 deste mês.
Na rede particular, o vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Eduardo Costa Gomes, revelou que durante a pandemia, mesmo após as aulas serem retomadas presencialmente, houve uma queda na procura pelo ensino em tempo integral.
“Muitos pais ainda permaneceram no trabalho remoto e isso tirou a necessidade de famílias do apoio logístico dos filhos ficarem mais tempo na escola.”
Segundo Eduardo, a procura pelo ensino integral agora tem voltado a se ampliar, por isso as escolas também vêm aumentando a oferta. “A procura se dá tanto por pais que buscam o auxílio logístico de ter os filhos em tempo integral, por trabalharem o dia todo, quanto também pelo suporte de atividades pedagógicas e esportivas ofertadas na modalidade”.
Volta ao mercado de trabalho
Pelo segundo ano, a estudante Laura de Carvalho, 11, vai estudar em tempo integral na escola estadual Itagiba Escobar, em Cariacica.
A mãe de Laura, a merendeira Luciane Mara de Carvalho, 47, contou que o tempo integral possibilitou que ela retornasse ao mercado de trabalho. “Além disso, um fator importante é a possibilidade de mais conteúdo e aprendizado para ela, que vai para o 7º ano do ensino fundamental. A experiência tem sido muito boa”.
Ampliação do ensino em tempo integral
Rede pública
Vitória
Tinha, em 2023, 17 unidades com oferta do ensino integral. Este ano, passou para 30 unidades (22 centros de educação infantil e 8 escolas de ensino fundamental), totalizando 6.584 vagas.
Para novas matrículas, pais ou responsáveis podem buscar uma unidade de ensino para fazer o cadastro. No caso do Cmei, como o período de efetivação da matrícula ocorreu em dezembro, é preciso aguardar vaga remanescente.
Já para ensino fundamental, a efetivação será entre 17 e 31 deste mês.
Vila Velha
A rede municipal conta com 10 escolas de tempo integral, sendo sete de ensino fundamental, duas de educação infantil e uma contemplando as duas faixas.
Em 2023, o município teve 2.330 alunos matriculados em tempo integral. Já para 2024, serão 2.720 vagas.
Novas matrículas estarão disponíveis a partir do próximo dia 15 para quem já efetuou o pré-cadastro online no site, e reabertura de vagas a partir do próximo dia 29.
Serra
Foram ofertadas 1.823 vagas para a modalidade em tempo integral. As famílias que solicitaram vagas estão sendo convocadas dentro do cronograma. Hoje, a rede tem três escolas de ensino fundamental e dois centros de educação infantil em tempo integral. A novidade é que o Cmei Vovô Reilly Duarte, em Pitanga, irá oferecer tempo integral este ano.
Cariacica
A Prefeitura informou que, em 2023, contava com 2.907 estudantes matriculados nas escolas de tempo integral. Para 2024, foi ampliado em 1,5 mil novas matrículas nesta modalidade de ensino.
Rede particular
Tem percebido um crescimento da procura por vagas de tempo integral, que teve redução durante a pandemia de covid-19. Muitas escolas da rede ainda estão aceitando matrículas para este ano letivo.
Comentários