Enem 2025: três pontos para ficar de olho na prova de Linguagens
Um deles é prestar atenção ao comando da questão e retornar ao enunciado antes da resposta definitiva, diz professora
Porta de entrada para o ensino superior em diversas instituições de ensino, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está próximo. Uma das provas que o compõe é a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e a professora de Linguagens do Madan, Iana Lima, comentou sobre três pontos para ficar de olho e se dar bem na seleção.
O primeiro deles, que ela disse ser um erro comum, é selecionar uma alternativa que não traz uma afirmação completamente errada, mas que não responde o que o enunciado pede.
“O aluno precisa prestar muita atenção ao comando da questão e retornar ao enunciado antes de selecionar a resposta definitiva”.
Outro ponto mencionado é ler atentamente todo o conteúdo das alternativas, pois é comum que a primeira metade da frase esteja correta, mas a outra traga alguma informação que invalide aquela resposta como a mais adequada.
Por fim, ela destacou que o texto é sempre soberano. “É preciso ter o cuidado de não deixar as próprias visões de mundo ou pré-concepções sobre um tema contaminarem o que o texto estiver trazendo, porque isso acaba levando a uma resposta incorreta”.
Segundo a professora, nos últimos anos o Enem se consolidou como uma avaliação que lida muito com questões sociais de modo amplo, trazendo um olhar voltado para o que é popular.
“Podemos observar variação linguística, textos envolvendo problemáticas sociais, autores que são da literatura mais marginalizada e, às vezes, gêneros, inclusive, da internet”.
“Tudo que está disseminado de modo amplo na sociedade vem para o Enem, porque a ideia da prova é o aluno não depender tanto do conteúdo, da teoria pura, mas sim ser testado na sua capacidade interpretativa. De conseguir ver algo acontecendo na questão e solucionar aquele problema ali”, completou.
Ao se tratar das questões de Língua Portuguesa, Iana disse que é comum cair gêneros textuais como notícias, peças publicitárias, tirinhas e charges. Poemas, trechos de contos e trechos de romance também aparecem.
Ela participou de um podcast comentando sobre a prova de Linguagens do Enem no canal do YouTube do Tribuna Online. Assista:
FIQUE POR DENTRO
Prova de Linguagens
A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias será aplicada em 9 de novembro. Ela conta com 45 questões e abrange: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Neste dia também será aplicada a prova de Redação e de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Professora de Linguagens do Madan, Iana Lima, comentou sobre a avaliação, especialmente em relação às questões de Língua Portuguesa e Literatura.
O que esperar da prova de Linguagens?
Uma avaliação de muita interpretação de texto e que lida bastante com questões sociais de modo amplo.
O que costuma cair na parte de Língua Portuguesa?
A prova do Enem é de interpretação textual, essencialmente. Assim, o aluno precisa provar sua capacidade de compreensão, inferência, síntese, dentre outros mecanismos que participam do entendimento do sentido de um texto.
Além disso, é muito amplo o leque de gêneros e tipos textuais que participam das questões, então tem-se uma prova que pede leitura e análise de notícias, quadrinhos, propagandas, mas também de poemas, trechos de contos ou de romances.
Quais são os autores e escolas literárias que mais costumam cair em questões de Literatura?
O foco dos últimos anos tem sido bem voltado para literatura modernista e contemporânea, inclusive porque esses textos costumam ter uma linguagem mais próxima do cotidiano e uma temática que se volta para questões mais sociais.
Por qual prova começar?
A estratégia costuma variar conforme a subjetividade dos alunos.
Por ser uma prova bastante longa, a recomendação é que o estudante priorize aquilo com que ele tem mais afinidade, para que o cansaço não o prejudique em questões que ele tem um grande potencial de acerto.
Sobre a redação, a recomendação é que ela não seja totalmente deixada para o final, devido à complexidade de escrever um texto e ao peso que a redação tem na nota.
Bicho de sete cabeças
Para Iana Lima, questões de poema costumam intimidar os alunos porque tipicamente eles não têm o costume de ler esse tipo de texto. Segundo ela, a poesia causa a intimidação porque trabalha com a linguagem de maneira diferente. Nem sempre o poema é muito explícito e claro no que quer dizer, nem sempre ele tem o que dizer em específico.
Dica de ouro
Preste muita atenção ao enunciado. Um erro comum é selecionar uma alternativa que não traz uma afirmação completamente errada, mas que também não responde o que o enunciado pede.
Enem 2025
O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, no período da tarde.
No 1º dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências humanas e suas tecnologias.
No 2º dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início das provas é às 13h30. A prova do 1º dia será finalizada às 19h, já a do 2º dia, às 18h30.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários