Suplemento e dicas de Matemática para o Enem
Professor destaca que o aluno deve resolver provas antigas. Dessa forma, ele consegue entender a dinâmica e o estilo das questões
Escute essa reportagem
A prova de Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma assustar muitos estudantes. Com questões que abordam o cotidiano dos alunos, a prova os desafia a aplicar a Matemática para solucionar problemas. Com boas orientações, é possível acertar mais questões e garantir uma boa nota.
Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, o jornal A Tribuna irá publicar todas as terças e quintas-feiras, até o dia 24 deste mês, suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame.
Juntamente aos fascículos, serão publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts entrevistas com professores que irão apontar como se preparar na reta final para o Enem.
Hoje é o dia de Matemática! Daniel Rojas, professor de Matemática da Escola Madan, aconselha o que os alunos podem fazer para se preparar na reta final até o dia do exame.
“É muito importante o aluno resolver algumas provas antigas. Dessa forma, ele consegue entender a dinâmica da prova, o estilo das questões e quais estratégias podem ajudá-lo para fazer a gestão do tempo de prova. Nessa reta final, eu diria para o aluno também não deixar de praticar uma atividade física, dormir bem e se alimentar de forma saudável”.
Os estudantes do Madan Pedro Almeida, 19, Vinicius Marques, 20, Raphael Barros, 20, e Ottavio Arpini, 17, estão na reta final da preparação para o Enem e enviaram perguntas para os professores entrevistados.
O professor Daniel Rojas aponta a importância do estudante acertar as questões mais fáceis da prova. Ele explica que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de cálculo da nota do Enem, leva em consideração a coerência das respostas dos estudantes.
“Por esse motivo, é muito importante o estudante acertar as questões mais fáceis, seguidas das moderadas e, por fim, as difíceis”.
O Enem, vale destacar, é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
ALGUMAS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS
O que esperar da prova?
A prova de Matemática é a mais temida pelos alunos. As questões têm um padrão e até mesmo os conteúdos cobrados anualmente seguem um certo padrão.
Em alguns anos, há provas um pouco mais difíceis e, em outros, um pouco mais fáceis. Percebo que a tendência é que as provas estão se tornando mais conteudistas.
Em geral, a prova de Matemática sempre tenta tratar algum problema do cotidiano. Por exemplo, pode ter uma questão sobre o gasto de tinta por metro quadrado de uma parede. São problemas que o aluno tem de resolver no cotidiano. Às vezes, não há uma diálogo direto com outras disciplinas, mas a prova traz o cotidiano nas questões.
Os enunciados costumam ser grandes, então o aluno precisa de atenção durante a leitura das questões. Esse é um desafio porque, apesar da prova não ser tão rigorosa em termos de conteúdo, ela demanda uma atenção para solucionar o comando das questões.
O que mais cai?
Em geral, um terço da prova é de geometria plana e espacial. A parte de funções, em álgebra, também é muito recorrente no Enem, assim como as questões de estatística, como os cálculos de média, moda e mediana. Acho que esses três conteúdos são essenciais para a revisão final.
Há muitas questões para análise e interpretação de gráficos também. Cerca de 30 questões devem abordar conhecimentos desses assuntos que mencionei. Questões mais difíceis, cerca de 15, podem abordar análise combinatória, probabilidade e trigonometria”.
Alguma dica para facilitar a gestão do tempo de prova?
Preste atenção no comando das questões. Às vezes, ela até traz uma opção que parece correta, mas não é o que foi solicitado pelo comando. A interpretação de texto é fundamental para as questões de Matemática.
SAIBA MAIS
Fascículos
Todas as terças e quintas-feiras, até 24 deste mês, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.
Podcasts
Junto aos fascículos, serão publicados, no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts, entrevistas com professores da Escola Madan.
Cronograma
Quinta (03): Fascículo 3 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Matemática Daniel Rojas.
Dia 8/10: Fascículo 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com a professora de Biologia Jamine Dillem.
Dia 10/10: Fascículo 5 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Redação Isa Colmanetti.
Dia 13/10: Entrevista especial com Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação.
Dia 15/10: Fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de História Alba Silva.
Dia 17/10: Fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Física Thiago Vieira.
Dia 20/10: Entrevista especial com Giulianno Bresciani, diretor de Marketing da Multivix.
Dia 22/10: Fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com o professor de Química Leonardo Pimentel.
Dia 24/10: Fascículo 9 - Revisão. Podcast com o professor de Sociologia e Filosofia Bravin.
Dia 29/10: Podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim.
Comentários