X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Vitória lidera o ranking do Índice de Transparência e Governança Pública

Levantamento foi elaborado pela Transparência Brasil Internacional e avaliou diversos quesitos


Ouvir

Escute essa reportagem

A cidade de Vitória ficou em primeiro lugar, com classificação "Ótimo", entre todas as capitais do país no Índice de Transparência e Governança Pública, elaborado pela instituição Transparência Brasil Internacional. Apenas Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ficou de fora do levantamento, elaborado com dados de 2024.

De acordo com o ranking, Vitória aparece na liderança com 98,6 pontos e é a única com a classificação "Ótimo". "A capital do Espírito Santo regulamentou a Lei Anticorrupção e destaca-se por ser uma das poucas capitais que contam com uma norma municipal que oferece proteção aos denunciantes", afirma o instituto.

O ranking também destaca a divulgação de dados sobre incentivos fiscais e emendas parlamentares na capital capixaba, além da plataforma para divulgação de dados sobre obras públicas. "Vitória pode, enfim, ampliar suas oportunidades de participação aos cidadãos da capital com consultas e audiências públicas", sugere a análise.

Espírito Santo lidera ranking de transparência de estados

O Espírito Santo também foi destaque no ranking que avalia o Poder Executivo dos estados brasileiros. O Estado ocupa a 1ª posição entre os 27 governos avaliados com 90.4 pontos — sendo classificado como "Ótimo". 

Na avaliação, o Estado recebeu a nota máxima em Administração e Governança, Plataformas e Dados Abertos.

Legislativo também é destaque

No ranking do Poder Legislativo, o Espírito Santo ocupa a 2ª colocação entre as 27 assembleias avaliadas. "Entre os pontos positivos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) estão a assistente virtual no site e a divulgação de informações em formatos abertos, acessíveis e livres", diz o levantamento. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Outras cinco capitais aparecem com a classificação "Bom": Recife-PE (79,6 pontos), São Paulo-SP (78,9 pontos), Rio de Janeiro-RJ (76,2 pontos), Belo Horizonte-MG (72,6 pontos) e João Pessoa-PB (70,5 pontos).

O Índice levou em consideração itens como marcos legais, administrativo e governança, obras públicas e transparência financeira e orçamentária, atribuindo notas de 0 a 100.

A Transparência Brasil Internacional destacou que Vitória regulamentou a Lei Anticorrupção e que é a cidade é "uma das poucas capitais que contam com uma norma municipal que oferece proteção aos denunciantes". Destacou ainda que a cidade "conta com uma plataforma para divulgação de dados sobre obras públicas, que pode ser aprimorada com a publicação de dados e íntegras das licenças ambientais para as obras".

Imagem ilustrativa da imagem Vitória lidera o ranking do Índice de Transparência e Governança Pública
Sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira |  Foto: Thiago Coutinho - 17/04/19

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: