X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Vale procura governo para acordo e ferrovia no ES

O novo presidente da mineradora fez, antes mesmo de assumir o cargo, contato com as autoridades para solucionar pendências


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vale procura governo para acordo e ferrovia no ES
Novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta procurou autoridades para resolver pendências da empresa antes mesmo de assumir |  Foto: Divulgação

O novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, mesmo antes de assumir o cargo, procurou por autoridades federais e estaduais para resolver pendências envolvendo a empresa.

Pimenta tem objetivo de fechar acordos ainda neste ano, incluindo a revisão de contrato da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e o acordo de ressarcimento da tragédia de Mariana (MG) — que ocorreu numa barragem da Samarco, que tem a Vale e BHP como sócias.

Leia mais sobre Economia

O CEO da Vale já se reuniu com o governador Renato Casagrande para tratar dos temas. Segundo integrantes do governo, o novo CEO da Vale demonstrou boa vontade em chegar a um acordo de compensação a famílias e governos.

Além da Vale, a BHP participa das conversas. A Samarco já desembolsou R$ 37 bilhões e estaria negociando pagar mais R$ 100 bilhões, além de outros R$ 49 bilhões em obrigações futuras.

Após a reunião com o presidente Lula em Brasília, Casagrande disse que negocia com o governo federal a inclusão no acordo com as mineradoras da duplicação de um trecho da BR-262, entre o Estado e Minas Gerais.

Pimenta esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, na terça-feira (10). O ministério negocia para rever renovação antecipada de contratos de ferrovias.

No caso da Vale, trata-se da revisão do contrato referente às ferrovias Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás, entre Maranhão e Pará. O governo quer que a mineradora pague nova outorga à União. A Vale apresentou proposta para pagar R$ 16 bilhões, mas governo quer R$ 25,7 bilhões.

Para o Estado, a importância se dá pois a nova ferrovia que será construída no Sul do Estado, Ramal Anchieta, primeira parte da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118), foi uma das contrapartidas estabelecidas pelo governo federal para fazer a prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

O contrato de concessão da Vale expirava originalmente em 2027, mas foi renovado antecipadamente por 30 anos. As renovações foram foram fechadas durante o governo Jair Bolsonaro e o governo Lula considera os valores baixos.

Entenda

Acordo de Mariana e ferrovia

O novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, tem feito reuniões com autoridades federais e estaduais com objetivo de negociar acordos envolvendo a empresa.

Entre as negociações estão duas que envolvem o Estado: revisão de contrato da Estrada de Ferro Vitória a Minas e o acordo de ressarcimento da tragédia de Mariana — que ocorreu numa barragem da Samarco, que tem a Vale à BHP como sócias.

Pimenta já teve uma reunião com o governador Renato Casagrande, como confirmou a assessoria do chefe do Executivo estadual.

Na semana passada, Casagrande afirmou que espera assinar até o final deste ano um acordo com mineradoras de cerca de R$ 100 bilhões para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, na cidade mineira de Mariana.

O governador disse que negocia com o governo federal a inclusão no acordo da duplicação de um trecho da BR-262, entre Espírito Santo e Minas Gerais.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, trata-se da revisão do contrato. O governo federal quer que a mineradora pague nova outorga à União. A Vale apresentou em abril proposta para pagar R$ 16 bilhões, mas o governo pede R$ 25,7 bi.

Na época da renovação antecipada, a construção do Ramal Anchieta foi uma contraproposta para a prorrogação antecipada.

Fonte: Agência O Globo e pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: