Trabalhadores relatam saldo do FGTS bloqueado em aplicativo da Caixa
Problema pode ter iniciado nesta semana; Caixa ainda não se pronunciou
Escute essa reportagem
O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de alguns trabalhadores parece estar bloqueado pela Caixa Econômica Federal. Relatos recebidos pelo Tribuna Online, nesta quarta-feira (05), afirmam que parte ou todo o saldo da conta aparece bloqueado no aplicativo do FGTS.
As situações relatadas são semelhantes: o saldo bloqueado é referente à empresa em que os trabalhadores estão atualmente empregados. Em alguns casos, o saldo da empresa anterior está liberado, mas o da atual aparece, junto ao extrato de depósitos, um ícone de cadeado e a mensagem “SALDO BLOQUEADO”. (Veja imagem abaixo).
O engenheiro mecânico Pablo Dalvi, de 26 anos, foi um dos trabalhadores surpreendidos pela mensagem no aplicativo. "Senti-me estranho com essa situação, pois, caso eu precise desse dinheiro agora, seja por uma demissão ou para simular a compra de um imóvel, não conseguiria, pois está bloqueado. Isso é ruim não apenas para mim, mas para as pessoas que pretendiam usar o saque-aniversário do FGTS. Imagine a surpresa de olhar no aplicativo e ver que está bloqueado? Não esperava que o dinheiro estivesse 'preso', ainda mais sem nenhum aviso da própria Caixa sobre o ocorrido", afirmou.
Ana Carolina Thompson, prestes a completar 24 anos, teve a expectativa do saque-aniversário frustrada. "Estou perdida, porque eu contava com esse dinheiro. Estou muito chocada com ele travado, isso não pode acontecer", desabafou.
Segundo apuração do Tribuna Online, o problema começou nesta semana. Alguns relatos indicam que o saldo estava normal quando acessaram o aplicativo na última semana.
Em nota, a Caixa informou que "em função da alteração da data de vencimento de recolhimento do FGTS, está atualizando rotinas no processamento do fundo para se adequar ao novo modelo. A ação não gera impacto financeiro aos trabalhadores nem tampouco necessidade de comparecimento em agências do banco. A normalização das contas já foi iniciada".
Como consultar o seu saldo do FGTS pelo aplicativo
- Na loja de aplicativos do seu celular, busque “FGTS”. Clique em instalar e abra o aplicativo.
- Selecione a opção “Entrar no aplicativo” e clique em "Cadastre-se".
- Informe cada dado solicitado: CPF, nome completo, número do telefone celular, data de nascimento, CEP, e-mail e clique, sequencialmente, em “Próximo”.
- Escolha e confirme uma senha e clique em “Cadastre-se”.
- A senha deve ser numérica, com pelo menos seis dígitos. Para quem já usava o Aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
- Depois, realize a vinculação do telefone ao CPF.
- Você vai receber um código via SMS no telefone cadastrado. Informe o código recebido.
- Agora, é necessário ativar sua conta.
- Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
- Após o cadastramento, abra o aplicativo e informe o “CPF” e a “Senha” cadastrada.
- Depois do login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
- Após responder essas perguntas, você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.
- Pronto, agora você já pode usar o aplicativo FGTS.
- Na página inicial, você pode conferir o extrato de todas as empresas em que já trabalhou.
Fonte: Site da Caixa Econômica Federal
Comentários