Supercabo de 30 km, feito em Vila Velha, é o maior já produzido no Brasil
Desenvolvido pela Prysmian, cabo possibilita o desenvolvimento de projeto no campo de Wahoo
Escute essa reportagem
Um supercabo umbilical, com quase 30 quilômetros ao todo, desenvolvido em Vila Velha, será o maior já produzido no Brasil, façanha da italiana Prysmian. Ou melhor, de seu centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de especialidades offshore, localizado no Estado.
E, graças ao cabo, a petrolífera Prio pôde desenvolver seu projeto no campo de Wahoo, no Sul do Estado, sem a necessidade de ter um navio-plataforma adicional, economizando custos e tempo.
A estrutura vai interligar o campo ao FPSO Bravo, no campo de Frade, a cerca de 30 km de distância, diz o site da multinacional.
Artigo publicado no site da Universidade Federal Fluminense (UFF) explica melhor o que é um cabo umbilical: “Estruturas flexíveis, compostas por camadas estruturais e componentes internos, que têm diferentes funções e as exercem ao conectar a plataforma aos equipamentos do sistema de produção no leito marinho”.
O cabo de longo alcance foi fabricado aproveitando estruturas que receberam melhorias, resultado de investimentos na ampliação da planta em Vila Velha.
As melhorias se concentram principalmente no sistema de carrosséis, que evitam emendas durante a instalação e permitem o embarque direto para os carrosséis das balsas de transporte.
Ser o primeiro e o maior cabo umbilical de longo alcance já fabricado no Brasil abre novas possibilidades no mercado, como o desenvolvimento de campos maduros e a implementação de novas interligações entre campos, informa o site Petronotícias.
Por ser um sistema que reúne tubos de aço de grande diâmetro e conexões híbridas de potência, cabos umbilicais fornecem aos projetos controle hidráulico, injeção química, bem como funções de controle elétrico e de sinalização para o campo.
Comentários