Shopee chega à sexta unidade no Espírito Santo
A gigante do comércio instalou unidades em Cariacica, Guarapari e São Mateus. E atuava já em Vila Velha, na Serra e em Cachoeiro
Escute essa reportagem
A plataforma de comércio eletrônico Shopee inaugurou três hubs logísticos no Espírito Santo: em Cariacica, Guarapari e São Mateus. Eles somam-se aos de Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha e Serra, totalizando seis unidades no Estado.
Esses novos espaços, de acordo com a empresa, operam no modelo de última milha, onde os pedidos de vendedores são roteirizados e encaminhados diretamente aos consumidores. A expansão fortalece a cadeia logística da empresa, proporcionando maior agilidade na entrega dos pedidos aos consumidores em toda a região.
“Para a nossa operação, o Espírito Santo desempenha um papel estratégico, pois a região possui uma grande quantidade de vendedores e também uma alta concentração de consumidores”, comenta Rafael Flores, líder de Malha e Expansão Logística da Shopee.
No total, o marketplace conta com 11 centros de distribuição, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul – os últimos inaugurados em fevereiro e março, respectivamente.
Além disso, são mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros.
A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor, após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores, por veículos da primeira milha, ou são levados pelos lojistas em agências Shopee — hoje a empresa conta com mais de 2 mil unidades. Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 20 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.
A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores. Lançada em 2015 em Singapura, chegou ao Brasil em 2019 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 10 mil funcionários e dois escritórios na cidade de São Paulo.
A empresa possui 11 centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o país, para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma.
Ampliação para a Região Nordeste
Depois do boom da pandemia que transformou a região de Cajamar, na Grande São Paulo, na meca dos galpões logísticos, o mercado vive hoje uma fase de descentralização, com operadores se expandindo para o Nordeste. A participação da região no total das locações no País era de 7%, em meados do ano passado, e hoje está em 9%.
Estados que não figuravam nessas estatísticas há um ano, como é o caso do Piauí e Maranhão no Nordeste, e Tocantins, na região Norte, hoje já contam com galpões para apoiar vendas do e-commerce. Os dados são da consultoria imobiliária Newmark e informados pelo blog Capital, do jornal O Globo.
Considerando apenas as locações de galpões feitas pelos grandes market places como Mercado Livre e Shopee, 17% de um total de 686 mil m² alugados desde o início do ano aconteceu no Nordeste.
“Vimos neste ano a expansão importante do e-commerce no Nordeste, principalmente em Pernambuco, Bahia e Sergipe, o que garante a entrega mais rápida também nestes importantes centros consumidores” disse Mariana Hanania, diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark.
Comentários