X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Saiba mitos e verdades sobre economia ao abastecer

Com aumento no valor, filas se formaram em posto para aproveitar preço antigo. Deixar o carro mais leve é dica para gastar menos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Saiba mitos e verdades sobre economia ao abastecer
Fila se formou em posto pela manhã para aproveitar o litro da gasolina a R$ 5,15, valor válido antes do reajuste |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A Petrobras reajustou os preços da gasolina nas refinarias e, com isso, o litro do combustível deve ter alta de cerca de 6% nas bombas. 

Para o motorista que quer economizar o máximo possível ao volante, a tabela abaixo da foto apresenta um guia sobre o que é mito e o que é verdade na hora de fazer uma “direção defensiva” contra a alta de preços.

Desde ontem, a estatal aumentou em R$ 0,41 por litro o seu preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 2,93 por litro. O aumento representa uma alta de 16,3%.

Em alguns postos da Grande Vitória, o valor do litro da gasolina comum já chegou a R$ 6,98 ontem, a exemplo de um posto na Praia de Itaparica, em Vila Velha. Em um posto da Serra, o valor era de R$ 6,49; e em Vitória, de R$ 6,29 em alguns locais de abastecimento.

Pela manhã, em um posto da capital, houve fila de espera para abastecer com o valor sem reajuste, a R$ 5,15.   Nacionalmente foi registrada nos últimos dias a informação sobre a restrição nas entregas de combustíveis em algumas bases de distribuição para os postos.

Mas a Agência Nacional de Petróleo (ANP) afirmou que não há desabastecimento de diesel e gasolina no País. Consultada pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), a ANP informou que os níveis de estoques estão em normalidade.

Porém, o Estado é um caso particular e muito mais sensível a esses momentos de restrição, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado (Sindipostos-ES).

“Temos só duas bases de abastecimento, que dividem espaço com outros produtos e uma delas ainda sofre impactos das condições meteorológicas. Já temos informações de que algumas distribuidoras estão retirando, por via terrestre, combustíveis em bases nos estados vizinhos”, disse em nota.

Segundo o sindicato, como já é de conhecimento geral, essa alternativa ameniza o problema da restrição de produto, porém representa aumento no custo do produto.

Cabe registrar, também, o aumento das importações de gasolina e diesel, que hoje representam cerca de 20% do volume comercializado no País e suprem a defasagem de produção da Petrobras. Porém, esse produto tem na sua composição de custo o frete e a flutuação do dólar.

O que é mito e o que é verdade

Ar-condicionado aumenta consumo

Desligar o ar compensa?

- Manter o aparelho desligado pode fazer o motorista poupar até 25%. Mas, em estradas e vias expressas, nem sempre compensa o sacrifício de desligar o ar-condicionado e abrir as janelas. Isso porque, com os vidros fechados, a resistência aerodinâmica é reduzida, e a economia de combustível pode chegar a 10%.

Esvaziar o porta-malas ajuda?

- Quanto mais leve o carro, menor o consumo de energia. Então o motorista que acumula volumes no porta-malas precisa fazer uma faxina. A carga desnecessária sobrecarrega o veículo, que precisa de mais força para acelerar, e, por isso, consume mais combustível.

Tanque cheio “pesa” no consumo?

- Abastecer menos para trafegar com o carro mais leve não traz muita economia, principalmente se o motorista eventualmente calcular mal o consumo e ficar sem combustível.

“Pisar leve” economiza?

- A condução mais lenta não necessariamente faz o veículo poupar combustível. O que interfere é se a velocidade é estável num determinado trecho, evitando acelerações e frenagens bruscas. O motorista precisa manter a rotação do motor na faixa de 2 mil RPM (rotações por minuto), trocando a marcha de maneira correta para ficar nesse patamar.

“Banguela” ladeira abaixo?

Nas descidas, conduzir o veículo em ponto morto, prática conhecida como “banguela”, além de muito perigoso para o caso de ser preciso frear, aumentando o risco de acidentes, não traz economia de combustível. Isso pode provocar desgaste excessivo no sistema de freio, principalmente em veículos mais pesados.

Fonte: O Globo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: