Indústria vai ensinar profissão a vinte mil pessoas no ES
Esse é o número de vagas em cursos de graça que serão abertas ano que vem. Qualificação é palavra de ordem na Findes
Escute essa reportagem
Após ter disponibilizado 21 mil vagas gratuitas em cursos neste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) terá pelo menos mais 20 mil vagas gratuitas em cursos no ano que vem, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Findes).
O presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou o foco da Federação na qualificação profissional durante o evento Encontro da Indústria, realizada ontem no Le Buffet Master em Jardim Camburi, Vitória. Após ter tido 59 mil matrículas em 2024, a previsão é de que o Senai tenha mais de 60 mil matrículas no ano que vem, incluindo as vagas que serão gratuitas.
“Nosso objetivo é compensar um sério problema que temos hoje, que é a capacitação de mão de obra. É um problema recorrente relatado por empresários e estamos intensificando nossa atividade, com cursos customizados para a realidade atual de cada empresa”, afirmou.
“Nós estamos observando uma série de inovações tecnológicas, e precisamos, portanto, estar antenados para acompanhar essas novidades e mudanças tecnológicas”, completou.
Além disso, Baraona citou que o Serviço Social da Indústria (Sesi) teve dez mil alunos neste ano, terá 11 mil matrículas ano que vem e em torno de 12 mil em 2026. “Educação é a única forma de termos uma sociedade mais desenvolvida e com menos desigualdade. Tanto no caso do Sesi quanto do Senai, estamos com um olhar não só para a capital, mas também para o interior”, afirmou.
O período de inscrições para os cursos gratuitos ainda será anunciado posteriormente, mas a realização das inscrições será por meio do site https://loja.senaies.com.br.
Durante o evento, personalidades que contribuíram para o de senvolvimento da indústria do Espírito Santo e do País foram homenageadas: o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES) Diego Freitas Receputi recebeu a medalha do mérito sindical; Agostinho Miranda Rocha recebeu a medalha do mérito empreendedor; a ex-presidente da Findes e vice-prefeita eleita de Vitória Cris Samorini recebeu a medalha do mérito industrial da Findes; e o CEO da Suzano Walter Schalka recebeu a medalha do mérito industrial da CNI.
SAIBA MAIS
Homenagens em evento da Findes
Vagas
Após ter tido 59 mil matrículas em 2024, a previsão é de que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tenha mais de 60 mil matrículas no ano que vem, incluindo as vagas que serão gratuitas, segundo informou a Findes à reportagem.
Neste ano, foram 21 mil vagas gratuitas, e no ano que vem serão mais de 20 mil.
As inscrições ainda serão divulgadas de forma oficial, com detalhamento de vagas e cursos. O site para se inscrever será o https://loja.senaies.com.br.
Além disso, o Serviço Social da Indústria (Sesi) teve dez mil alunos neste ano, terá 11 mil matrículas ano que vem e em torno de 12 mil em 2026.
Homenagens
Durante o evento “Encontro da Indústria”, realizado ontem no Le Buffet Master Jardim Camburi, em Vitória, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da indústria do Espírito Santo e do País foram homenageadas.
O presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES) Diego Freitas Receputi recebeu a medalha do mérito sindical;
O Presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) Agostinho Miranda Rocha recebeu a medalha do mérito empreendedor;
A ex-presidente da Findes e vice-prefeita eleita de Vitória Cris Samorini recebeu a medalha do mérito industrial da Findes.
E o CEO da Suzano Walter Schalka recebeu a medalha do mérito industrial da CNI.
Comentários