X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º

Mulheres precisarão ter 59, e homens, 64 anos para ter benefício pelo INSS. Regras de transição também ficarão mais duras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º
Aplicativo Meu INSS: alterações são previstas na reforma de Previdência de 2019, para ocorrerem ano após ano |  Foto: - Divulgação

Cinco anos após a aprovação da Reforma da Previdência, as regras estabelecidas para o período de transição continuam a sofrer alterações.

A partir de janeiro de 2025, há aumento na idade mínima para a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (lNSS), assim como no sistema de pontos, que combina tempo de contribuição com idade.

Outras duas regras para aposentadoria – por idade e do pedágio – não sofrem alterações.

A advogada previdenciarista e diretora científica adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Maria Regina Couto Uliana, explicou que a Reforma da Previdência – aprovada em 2019 – estabeleceu que quem começou a contribuir após sua publicação se aposentará por idade aos 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres).

Contudo, a reforma trouxe regras de transição para quem já contribuía. “Na regra de transição por pontos – que é o somatório de tempo de contribuição e idade – em 2025 os homens se aposentam ao atingirem 102 pontos e, as mulheres, 92 pontos”.

Até esse ano, era necessário chegar a 101 pontos no caso de homens e 91 para mulheres.

A advogada e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES), Mariana Pimentel Miranda dos Santos, destacou que outra regra que passa por alterações em 2025 é a da idade mínima progressiva, que sobe 6 meses a cada ano, até 2033.

“Na regra de transição com idade progressiva, a mulher precisa ter, a partir de 1º de janeiro de 2025, 30 anos de contribuição e 59 anos de idade. Já o homem precisa de 35 anos de contribuição e 64 anos de idade”.

Este ano, a regra exigia idade mínima de 58 anos e seis meses para as mulheres e 63 anos e seis meses para os homens começarem a receber o benefício.

A advogada e professora universitária Aline Simonelli explicou que as mudanças refletem o ajuste gradual estabelecido pela reforma da Previdência.

Ela destacou que as situações de direito adquirido permanecem as mesmas, ou seja, quem já tinha direito a se aposentar não muda o tempo. “A regra que será mais vantajosa varia muito e precisa ser analisada caso a caso”.

Imagem ilustrativa da imagem Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º
Câmara dos Deputados: debate |  Foto: Wilton Junior/ Estadão Conteúdo— 02/02/2023

Nova reforma é vista como uma “questão de tempo”

Mesmo ainda no período de transição das novas regras da previdência, novos ajustes no sistema previdenciário voltaram a ser tema de debate entre especialistas. Muitos veem como uma questão de tempo uma nova reforma.

Entre os motivos, está o envelhecimento da população e a necessidade de redução de desequilíbrios entre benefício e arrecadação.

Em meados do ano, lideranças da Câmara dos Deputados começaram a falar sobre a necessidade de se debruçar sobre uma nova reforma, a partir de 2025.

A advogada previdenciarista e diretora científica adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Maria Regina Couto Uliana, afirmou que apesar da sinalização de voltar a discutir outra reforma, não considera necessário e nem prudente.

“Isso gera uma desconfiança do contribuinte com o sistema. Acabamos de aprovar uma reforma que impactou muito a vida dos segurados e trouxe abalos nas suas expectativas”.

Entenda

Reforma da previdência

A Reforma da Previdência – aprovada em 2019 – fez uma série de alterações no sistema previdenciário.

A Reforma criou novos requisitos para se aposentar: idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens. E, ainda, tempo de contribuição de 30 anos para elas e 35 anos para eles.

para quem já estava no mercado de trabalho quando a Reforma foi aprovada, no entanto, foram criadas regras de transição.

O que muda em 2025

Imagem ilustrativa da imagem Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º
Cálculo de idade e benefício: regras de transição para buscar a aposentadoria |  Foto: Shutterstock

Para quem está no mercado de trabalho há mais tempo, algumas regras de transição foram criadas.

Duas delas — o sistema de pontos e a idade mínima progressiva —, as exigências ficam mais rígidas a cada ano, até igualar a regra de idade e tempo de contribuição para todos.

1 Idade mínima progressiva

Imagem ilustrativa da imagem Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º

Nessa regra, é preciso ter tempo de contribuição — 30 anos para mulheres e 35 para homens —, além de uma idade mínima para poder solicitar o benefício.

Essa idade segue uma tabela progressiva, aumentando seis meses a cada ano até que seja atingido o patamar de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Em 2024, a idade mínima para essas regras é de 58 anos e seis meses para mulheres e 63 anos e seis meses para homens.

Já para 2025, passa a ser de 59 anos para mulheres e 64 anos homens.

2 Sistema por pontos

Imagem ilustrativa da imagem Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º
Prédio do INSS: mudanças |  Foto: Leone Iglesias — 31/01/2022

Outra regras que pode ser usada para se aposentar é a de pontos.

Nela, é somado o tempo de contribuição do trabalhador — que deve ser de, no mínimo, 30 anos para mulheres e 35 para homens — e a sua idade para chegar à pontuação indicada.

Em 2024, a soma da idade e do tempo de contribuição deve 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens.

Assim, uma mulher que tenha 30 anos de contribuição poderia se aposentar se tivesse 61 anos

Em 2025, deve ser de 92 (mulheres) e 102, homens.

Imagem ilustrativa da imagem Idade mínima para se aposentar pelo INSS aumenta no dia 1º

3 Aposentadoria por idade

Nesse caso, nada muda. Existe a opção de se aposentar por idade, sendo estabelecido 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Para isso, o tempo de contribuição mínimo é de 15 anos.

Nesse caso, o valor recebido, por conta do tempo de contribuição baixo, não é de 100%.

4 Pedágio

Outra regra que não mudará em 2025 a do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição.

Ou seja, quem faltava pouco para se aposentar, terá de cumprir o dobro desse período em relação ao que teria que trabalhar antes da reforma. São 35 anos de tempo de contribuição para homens e 30 para mulheres.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: