Franceses inauguram fábrica na região serrana do ES nesta sexta
Empresa atua no ramo de fertilidade do solo
Escute essa reportagem
A empresa francesa NetZero vai inaugurar sua fábrica em Brejetuba, região serrana do Estado, nesta sexta-feira (28) à tarde. Ela transforma palha de café em um produto sólido chamado biochar, que contribui para o aumento da fertilidade do solo.
A nova fábrica produzirá 4 mil toneladas do material por ano, a partir da palha fornecida por cerca de 250 cafeicultores, ajudando a melhorar seus rendimentos e sequestrando mais de 6 mil toneladas de gás carbônico por ano, segunda a empresa.
A nova fábrica está a menos de 40 quilômetros da unidade de Lajinha (MG), que entrou em operação em meados do ano passado. Para atuar nela já foram contratados 35 profissionais.
De acordo com Pedro de Figueiredo, cofundador da NetZero e CEO da empresa no Brasil, a inauguração é a personificação de estratégia de criação de centros regionais:
"Ao termos várias fábricas próximas umas das outras, criamos sinergias operacionais significativas".
Na produção de café, fertilizantes são responsáveis por mais de dois terços das emissões de CO2, de acordo com a empresa. Com o uso do biochar é possível reduzir em 33% a aplicação de adubos e aumentar em 14% a produtividade média, segundo ela.
A NetZero tem uma fábrica-piloto em Camarões e uma fábrica comercial no Brasil. Também está construindo outra fábrica em Machado (MG). Ela busca produzir em locais onde a palha não utilizada é abundante e os solos são os mais adequados para o uso do seu produto, o biochar.
Comentários