Espírito Santo tem 471 mil pessoas que transformaram ideias em negócios
Dado é do Sebrae-ES e indica tendência no mercado
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Movidos pela paixão de inovar e trazer soluções ao mercado, empreendedores estão mudando o cenário econômico do Espírito Santo, mostrando que, muitas vezes, uma simples ideia pode se tornar o início de uma grande oportunidade.
No Estado, 471 mil pessoas transformaram talento e boas ideias em oportunidades de negócios, criando pequenas empresas e iniciando uma jornada empreendedora.
Segundo o Sebrae-ES, o Estado tem 471.056 pequenos negócios, sendo que 302.863 são Microempreendedores Individuais (MEI), 142.634 são Micro Empresa e 25.559 são Empresa de Pequeno Porte.
“Esse número é sempre crescente, todos os dias são abertas novas empresas. São empreendedores buscando realizar seus sonhos, aproveitando uma oportunidade que existe no mercado”, destaca Adriana Rocha, gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae-ES.
Manter a operação da empresa sustentável, principalmente no primeiro ano, é um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores, logo que iniciam seu negócio.
“Muitos negócios não prosperam por falta de planejamento. O empreendedor precisa fazer um planejamento para entender o mercado. Ele tem de fazer esse planejamento olhando para seu produto, para a concorrência, para o público-alvo, para o mercado e o modelo de negócios”, orienta.
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, destaca que são diversos os motivos que podem levar uma pessoa a empreender: necessidade, boa ideia e oportunidade.
“Além de planejar e fazer análise de mercado, quem quer empreender precisa fazer uma gestão financeira inicial: quanto de dinheiro precisa, por exemplo, para comprar equipamento, máquina, balcão e quanto de dinheiro vai precisar para manter o negócio funcionando enquanto não houver lucro. É preciso uma previsão orçamentária”.
Gavini orienta ainda sobre o plano de marketing. “Como a divulgação será feita? Pelas redes sociais ou por pessoas na rua? Como as pessoas conhecerão esse negócio? Isso é importante”.
“O empreendedor precisa ter serviço e produto de qualidade a bom preço. Precisa também sempre inovar e ter resiliência, que é persistir, mas fazendo coisas diferentes”.
"Amo ser dona do meu próprio negócio"
A empreendedora Christinne Zanichelli, de 32 anos, há dois anos e meio lançou uma marca de roupas voltadas para a prática de pole dance. A ideia surgiu após Christinne, que atuava como instrutora de pole dance, perceber que era preciso uma vestimenta adequada para praticar a modalidade.
“Precisamos de muito contato com a pele para ter a aderência no pole. Então, crio modelagens próprias para a prática. Com recortes em locais estratégicos”, conta a dona da Allegra Polewear.
“Amo ser dona do meu próprio negócio e ter autonomia. Decidi criar a marca de roupas para pole para ter outra renda. Uni o meu trabalho como instrutora de pole dance com a minha formação acadêmica, que é design de moda. Hoje não dá para ter somente um trabalho”, afirmou.
Pontapé inicial foi aos 17 anos
Aos 17 anos, Nadhyesda Hehr deu os primeiros passos como empreendedora ao abrir uma loja on-line e um showroom de roupas, depois de ter feito alguns trabalhos modelando. Porém, foi no ano passado que ela deu um grande passo no mundo do empreendedorismo ao abrir seu primeiro restaurante, em Iriri, e se tornar chef de cozinha.
“A ideia do restaurante surgiu quando eu estava ainda no ensino médio. Minha tia e eu ficamos cerca de oito meses pensando em tudo, decidindo o projeto. Decidimos abrir nosso delivery de massas, o primeiro da nossa região”, conta.
“Escolhemos o ramo das massas porque, além de gostarmos muito, sentimos falta de um delivery diferenciado. Na época, aqui entre Piúma e Iriri, era muito comum delivery de pizza e lanches apenas, e adoramos a ideia de aumentar a variedade de produtos e alimentos pela região”.
A paixão de Nadhyesda pela cozinha teve influência de sua avó, mãe e tias.
“Minha avó não está mais aqui, mas sempre foi uma mulher muito batalhadora. Tinha um buffet e sempre trabalhou nesse setor da alimentação”.
No verão de 2023 para 2024, a chef e sua tia abriram um ponto físico para o restaurante Spaghetto, exclusivo para o verão. A tia de Nadhyesda, que foi sua sócia, precisou mudar de estado, mas a chef seguiu com o negócio.
Nadhyesda sabe que o mundo do empreendedorismo não é fácil, já que a atualização deve ser constante.
“Acredito que uma das maiores dificuldades de empreender é estar sempre ligado nas tendências, estar inovando constantemente e estar ligado nas redes sociais. Porque hoje em dia, o mundo é movido à internet”, avalia.
“Quem empreende trabalha muito, mas isso traz uma liberdade que a CLT não traz, além da liberdade financeira. É uma realização pessoal”, completou.
Como se tornar um empreendedor de sucesso
1- Conheça seu segmento
Um dos primeiros passos para ser uma empreendedora de sucesso é conhecer a fundo seu nicho, ou seja, sua área de atuação. A afinidade com um mercado facilita o aprendizado e a experiência para abrir um negócio nesse segmento.
2- Seja persistente
Nem todos os negócios engrenam logo de início, por isso é importante ter perseverança e continuar trabalhando. Com o tempo você vai aprender como aperfeiçoar sua empresa e progredir.
3- Planeje
No mundo dos negócios, é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde da empresa. Tenha um plano de negócios com objetivos e análise de mercado, por exemplo.
4- Estabeleça metas
É essencial fixar objetivos claros para o seu negócio. Com metas consistentes, a empresa sabe para onde caminhar.
5- Se atualize
Empreendedores devem se atualizar, inovar e usar a internet para se manterem competitivos.
Fonte: Sebrae e especialistas consultados.
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