X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Especialistas temem o esvaziamento do aeroporto de Vitória

Risco ocorre devido à restrição de voos de Vitória para o Santos Dumont (RJ). Governo e bancada federal tentam manter conexão direta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas temem o esvaziamento do aeroporto de Vitória
Movimentação na área de embarque do aeroporto de Vitória: terminal fica a 418 quilômetros do Santos Dumont, onde foram limitados voos a uma distância de 400 km |  Foto: João Vitor Gomes

Com a restrição de voos do aeroporto de Vitória para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, empresários e autoridades temem o esvaziamento do terminal capixaba e impactos na economia e no turismo do Estado.

O aeroporto Santos Dumont foi limitado para voos a uma distância de 400 km e o aeroporto de Vitória fica a 418 quilômetros do Santos Dumont. Com isso, já está havendo encarecimento do preço da passagem para o estado vizinho.

Fernando Otávio Campos, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes) e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES) disse que a situação prejudica muito o potencial turístico do Estado.

“Se fecha uma conexão com o mundo, deixa de ter uma porta para o turismo. Recentemente, antes dessa informação surgir, em um evento do setor de turismo, agências e empresas de turismo já reclamavam da dificuldade de 'vender' o Estado, por ter poucas conexões, então isso agora dificulta ainda mais”, contou.

Campos destacou que a carência de voos ligando com o Rio de Janeiro também prejudica o setor empresarial, pois há várias empresas com matrizes no estado vizinho.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, disse que a entidade vê a situação com bastante preocupação.

“Para o turismo e para muitos negócios o Estado é uma extensão do Rio de Janeiro. Ir e retornar ao Rio é uma rotina, inclusive, para muitos profissionais”, disse.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, afirmou que a linha com o Santos Dumont representa 28% da operação do aeroporto de Vitória.

“As duas cidades, os dois estados, têm cooperação numa série de serviços obrigatórios, como Justiça e Receita Federal, por exemplo. Economicamente, temos muitas empresas com atuação lá e cá, caso do complexo de petróleo e gás”, destacou.

Foi criado um grupo de trabalho para avaliar o pedido do governo do Estado e da bancada federal capixaba para manutenção dos voos diretos entre os aeroportos.

“Apresentamos a proposta para que o limite de 400 km possa ter uma tolerância de 10%, isso colocaria o Estado novamente para descer Santos Dumont. Temos hoje em torno de 1 milhão de pessoas por ano em Vitória”, explicou o deputado federal Evair de Melo.

VOCÊ SABIA?

A companhia Azul, por exemplo, não oferece mais voos diretos entre Vitória e Rio de Janeiro, desde o dia 1º de outubro.

Para ir ao Rio de Janeiro é preciso se deslocar ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Ou seja, uma viagem de 40 minutos dura três horas ou mais.

REALOCAR VOOS EM ANÁLISE

O encerramento das viagens diretas de Vitória para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2024, coloca o Aeroporto do Galeão, localizado na Ilha do Governador, com a probabilidade de absorver o impacto criado na diminuição de voos.

A definição, porém, depende da decisão estratégica das companhias aéreas e de estudos relativos à realocação de slots, ou seja, de quantos voos o Galeão pode receber de cada companhia, segundo as definições técnicas.

Procurada pela reportagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por regular o setor, explicou que a definição das frequências de voos do aeroporto do Galeão ainda não foi concluída e só deverá ocorrer no final de dezembro.

Uma preocupação, porém, é sobre o remanejamento de voos já adquiridos. Segundo a Anac, essa tarefa deve ser realizada pelas próprias companhias aéreas junto aos passageiros, movimento que já está ocorrendo.

No entanto, a agência diz não poder afirmar que todos os voos foram realocados. O objetivo da mudança no Santos Dumont é limitar o fluxo de passageiros em 10 milhões já em 2023, explica a agência reguladora.

Essa alteração fez com que o percentual da oferta de assentos que o percurso Vitória ao Rio de Janeiro representa ao aeroporto capixaba reduzisse para 16%, de acordo com dados da Zurich Airports, concessionária do terminal.

ENTENDA

> Esvaziamento

- O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a criação de grupo de trabalho para avaliar o pleito do governo do Estado e da bancada federal capixaba para manutenção dos voos diretos entre os aeroportos de Vitória e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

- O tema foi tratado, uma vez que as empresas aéreas começaram a reduzir o número de voos diretos desde 1º de outubro e com isso foram sentidos impactos nos preços das passagens e na queda na movimentação de passageiros, na capital capixaba.

- Isso porque uma Resolução do Conselho de Aviação Civil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério dos Portos e Aeroportos, publicada em 10 de agosto no Diário Oficial da União, limita a operação do Santos Dumont para aeroportos a até 400 km de distância.

- Em vigor a partir janeiro de 2024, a nova norma veta voos diretos para Vitória, que está a 418 quilômetros da capital fluminense.

- Com o grupo de trabalho, foi apresentada ao ministro Silvio Costa a realidade e os impactos da suspensão da operação, que entendeu ser justa a motivação para a permanência da conexão direta com o Santos Dumont.

- Com o cancelamento de voos da Azul, em 1º de outubro, a movimentação caiu para 16%.

- Gol e Latam mantêm sete voos diários juntas e ainda consta no sistema do Vitória Airport Slots para janeiro de 2024, mas que podem ser cancelados a qualquer momento.

Fonte: pesquisa AT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: