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Economia

Especialista dá dicas para lojista no início de 2024

Marcelo Reis, CEO da MR16, falou sobre os desafios encontrados pelos varejistas no primeiro trimestre


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Imagem ilustrativa da imagem Especialista dá dicas para lojista no início de 2024
Marcelo Reis destacou que o primeiro trimestre do ano costuma ser a "pedra no sapato" dos varejistas, já que o consumidor está preocupado em pagar impostos, faturas de cartão, matrículas, materiais escolares e outras despesas anuais de vencimento entre janeiro e março |  Foto: Divulgação

O ano começa de maneira desafiadora para muitos varejistas. Após queda nas vendas no Natal, de acordo com a Serasa Experian, e a segunda pior Black Friday de e-commerce na história do setor, segundo a Neotrust, o momento pede reflexão.

Se o final do ano é o período mais aguardado, o início é, em contrapartida, tempo de apreensão, ainda mais quando estes dois eventos que fecham a temporada apresentam resultados aquém do esperado.

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Especialista em vendas, gestão empresarial e CEO da MR16, Marcelo Reis afirma que evitar o efeito cascata é primordial.

“Para os que não conseguiram bater as metas, o início de 2024 traz o desafio de refletir sobre o que não deu certo, de reduzir despesas e de fazer promoções a fim de que se possa pagar estoque e custos em geral, evitando um efeito cascata negativo”, afirma.

Ele complementa afirmando que para quem conseguiu vender bem nos últimos meses, é hora de planejar, de reduzir as despesas extras que foram acrescidas no final de 2023 e, principalmente, saber passar o início do ano sem grandes custos.

Historicamente, o primeiro trimestre é a pedra no sapato do varejo. A preocupação do consumidor é pagar as contas. Janeiro traz impostos, faturas dos cartões de crédito do período de festas, matrículas, materiais escolares e outras despesas que reduzem o poder de compras.

“No início de cada ano, existe uma corrida dos consumidores para trocar produtos, o que é visto por parte dos varejistas, erroneamente, como uma perda de tempo e não como uma oportunidade de vender mais”, alerta

Os setores que eram os mais aquecidos no final de 2023, como vestuário, calçados, perfumes e joias, acabam sendo os mais afetados pela retração de vendas. Reis dá dicas de como os consumidores podem realizar boas compras neste período. “Devido a redução, aqueles que puderam esperar poderão aproveitar grandes descontos no início de 2024, nas liquidações para queima de estoques”.

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