X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

ES reduz ICMS para o gás natural veicular a partir de janeiro

A alíquota do Imposto foi reduzida para 12%


Ouvir

Escute essa reportagem

om o objetivo de ampliar a competitividade dos setores produtivos e oferecer uma alternativa econômica e sustentável, o Governo do Espírito Santo anunciou a redução do ICMS sobre o Gás Natural Veicular (GNV), de 17% para 12%. A medida entra em vigor em 1º de janeiro e busca beneficiar tanto motoristas quanto empresas no Estado.

Imagem ilustrativa da imagem ES reduz ICMS para o gás natural veicular a partir de janeiro
O governador Renato Casagrande, sancionou a Lei nº 12.316, publicada no Diário Oficial, que reduz o tributo do Gás Natural Veicular (GNV). |  Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

Segundo o governador Renato Casagrande, a decisão faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a economia local. "Estamos fazendo uma série de ações para dar ainda mais competitividade aos setores produtivos. Reduzimos a alíquota do Gás Industrial e agora estamos reduzindo do Gás Natural Veicular. É uma redução importante para ampliar o uso do GNV no Espírito Santo", afirmou o governador.

Casagrande também destacou que a renúncia fiscal está sendo conduzida com responsabilidade: "Estamos realizando essa redução de forma que todos os setores possam sobreviver".

Já o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, ressaltou que a redução do ICMS sobre o GNV é mais uma iniciativa que busca posicionar o Espírito Santo como referência nacional no uso do gás natural.

“Estamos reunindo esforços coletivos para transformar o Espírito Santo em referência nacional no uso do gás natural, promovendo a transição energética e o incentivo ao uso de combustíveis mais limpos", afirmou Ferraço.

O vice-governador também destacou que a medida foi construída a partir de um diálogo entre o governo estadual, a iniciativa privada e órgãos reguladores. "Menos gastos, maior faturamento e menores emissões ao meio ambiente. Estamos impulsionando o desenvolvimento econômico e social, ampliando as oportunidades de emprego com sustentabilidade”, reforçou.

Programa ES Mais+Gás

A redução do ICMS integra o Programa ES Mais+Gás, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), que reúne 22 entidades públicas e privadas. O objetivo do programa é ampliar a oferta e o consumo de gás natural no Espírito Santo, promovendo o crescimento econômico aliado à sustentabilidade, segundo informou o governo. Com a redução, o recolhimento do ICMS para o GNV cai de 17% para 12%.

O projeto foi elaborado com base em estudos técnicos da Sedes e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa) e da ES Gás.

De autoria do governo do estado, o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Renato Casagrande. Transformada na Lei nº 12.316, a medida foi publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (23).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: