X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

EDP faz mutirão em terminais de ônibus para dar desconto na conta de luz

A empresa estima que 280 mil pessoas tenha direito a desconto de até 65%


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem EDP faz mutirão em terminais de ônibus para dar desconto na conta de luz
Mutirão dá orientações em terminal a possíveis beneficiados com desconto |  Foto: Divulgação/EDP

A EDP, distribuidora de energia capixaba, está fazendo mutirão nos terminais de ônibus da Grande Vitória para localizar 280 mil famílias que têm direito a desconto de até 65% na conta de luz, mas ainda pagam a conta de energia mais cara. 

A ação termina no sábado e o desconto só é possível de ser aplicado se os moradores estiverem inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica.

A EDP explicou que não dá para incluí-los automaticamente porque o número da instalação elétrica da residência não está vinculado à pessoa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é um dos requisitos para o recebimento do desconto.

O benefício  é válido para grupos familiares se enquadram no perfil para obter o benefício e leva em conta outros requisitos, como:  renda familiar mensal por pessoa (renda per capita) menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 660). 

Quem tem  65 anos ou mais, se enquadra como Pessoa com Deficiência (PCD),  que recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), famílias indígenas ou quilombolas também têm direito ao desconto. 

“Estamos sempre realizando ações para orientar os clientes que têm direito a uma tarifa mais barata de forma que possam usufruir desse desconto”, afirmou Fernando Saliba, diretor da EDP.

A ação acontece em Cariacica, nos terminais de ônibus de Campo Grande, Itacibá e Jardim América; na Serra, nos terminais de Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe;  e em Vila Velha, nos terminais do Ibes, São Torquato e Itaparica. O horário varia de acordo  a região.

Para saber qual a renda familiar mensal por pessoa (renda per capita), é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e dividir o valor total pelo número de integrantes, mesmo que esses não trabalhem. Caso o valor final chegue a R$ 660 por pessoa, essa família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Pré-cadastro

Quem não quiser se mobilizar até um dos terminais de ônibus da Grande Vitória pode  procurar um dos canais de atendimento da EDP para solicitar o pré-cadastro. 

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e o desconto é escalonado por faixa de consumo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: