EDP anuncia renovação e investimento bilionário
Contratos estão mais rígidos e pretendem garantir uma melhor prestação de serviço
Escute essa reportagem
A EDP anunciou que vai investir R$ 4,5 bilhões em suas duas distribuidoras de energia, que atendem ao Espírito Santo e São Paulo. Os investimentos serão realizados deste ano até 2026.
O anúncio veio após o Governo Federal publicar um decreto que aponta as condições para a prorrogação das concessões no setor. O texto prevê, por exemplo, agilidade de resposta aos consumidores em casos de eventos climáticos extremos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, frisou que o decreto torna os contratos mais rígidos e garantem uma prestação de serviço mais adequada. A EDP está com processo de assinatura do novo contrato atrasado, segundo a Reuters.
João Marques da Cruz, presidente da EDP para América do Sul, disse à agência que já iniciou contato com a Aneel e espera assinar o novo contrato até o primeiro trimestre do ano que vem.
Ele destacou que os investimentos representam um significativo incremento e não apenas substituição. No Estado, a reportagem entrou em contato com a EDP, que disse que por questões de agenda não conseguiria atender aos questionamentos.
Caso Enel
Em São Paulo, após chuvas intensas, 25% dos clientes da Enel ficaram sem energia por dias, em novembro do ano passado. A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) manteve uma multa de R$ 165 milhões a empresa pela demora no reestabelecimento da rede, o que também contribuiu para o decreto.
Comentários