E-commerce: compra on-line conquista os 50+
Levantamento nacional aponta que 70% dos consumidores idosos e cinquentões adquirem produtos em sites pelo menos uma vez por mês
Escute essa reportagem
As compras on-line estão em crescente constante no País. E uma pesquisa mostra isso, inclusive entre cinquentões e idosos. O levantamento mostra que 70% dos brasileiros com mais de 50 anos fazem compras virtuais pelo menos uma vez ao mês.
Os entrevistados do estudo “Diversa idade”, feito pela Rede Globo, apontam preços melhores, bons prazos de entrega, comodidade e a possibilidade de saber o que outros compradores pensam dos produtos como as maiores vantagens em comprar pela internet.
As categorias de produtos mais compradas são roupas e acessórios (59%), seguidas por eletrodomésticos e utensílios (44%), produtos de beleza e cosméticos (38%), eletrônicos (37%), alimentos e bebidas (34%) e passagens aéreas, ônibus ou pacotes de turismo (24%).
O aposentado José Cremonini, 66 anos, por exemplo, contou que compra quase de tudo pela internet, de TV a panela de pressão.
“Já comprei geladeira, freezer, televisão, ventilador, peças para pequenos consertos e roupas em geral. Nunca tive problema e sempre deu tudo certo. Quando precisei devolver alguma coisa, foi tranquilo”, afirmou, ao acrescentar que só para supermercado a preferência é comprar na loja física.
O vice-presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES) José Carlos Bergamin destacou que a federação representa todos as modalidades de comércio de todos os canais de venda, logo o comércio eletrônico também é representado pela entidade.
“Sabemos que não é mais o comércio a distância por catálogos com pouca aderência e capilaridade do passado. O comércio eletrônico é viabilizado por grandes plataformas mundiais que usa tecnologias e inteligências além da humana e não há outro caminho a não ser fazer parte do novo”.
Glenda Amaral, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vila Velha (Sindilojas) e da Associação dos Comerciantes da Glória (Uniglória), destacou que esse cenário já vem crescendo fortemente desde a pandemia.
“O comércio físico tem pensado em proporcionar experiências para o cliente. O digital é uma realidade e está sendo muito usado no varejo, pessoas que buscam produtos por redes sociais e finalizam a compra na loja ou vice-versa”, disse.
Saiba mais
A pesquisa
Um estudo aponta que 92% dos brasileiros nessa faixa etária acessam a internet, e sete em cada dez compram on-line ao menos uma vez no mês.
A maioria dos entrevistados (72%) diz encontrar preços melhores na internet. Entre as razões para a preferência por compras on-line estão a comodidade (68%), a entrega em casa (65%), poder comparar preços (61%), a variedade (56%), a chance de checar as avaliações de outros compradores (42%) e a disponibilidade de informações sobre os produtos (42%).
Quanto aos canais de compra, 80% dos entrevistados costumam comprar por meio de marketplaces; 41% compram diretamente nas plataformas das marcas e 16% compram pelas redes sociais. A grande maioria faz compras por meio do celular (71%).
Um indicativo do quanto a internet foi incorporada à vida dos entrevistados é que 32% deles pediram delivery de comida on-line nos últimos 12 meses, enquanto 30% fizeram cursos e aulas on-line.
O estudo foi realizado em abril deste ano com mil participantes entre 50 e 74 anos com acesso à internet.
Fonte: Agência O Globo.
Comentários