X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS COLUNISTAS Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento Tribuna Folia FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Crise climática ameaça transporte de produtos

Um exemplo é o Canal do Panamá, que permite aos navios passar entre os oceanos Atlântico e Pacífico, mas está em risco pela falta de chuva

foto autor
Verônica Aguiar, do jornal A Tribuna
25/04/2024 - 15:20

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Crise climática ameaça transporte de produtos
Lago Gatún seco por causa da falta de chuva: ambiente navegável limitado devido à crise climática |  Foto: Divulgação

A crise climática ameaça o transporte global de produtos e a tendência é que os impactos, já sentidos nas operações portuárias, aumentem. Paralisações ou restrições de operações de transporte de cargas, por condições adversas do clima, causam grandes prejuízos.

Entre eles, mudança da rota, aumento do preço do frete e custos envolvidos, insegurança nos prazos de entrega, instabilidade financeira, quebra de confiança entre os envolvidos na transação comercial.

Um exemplo é o assoreamento de uma das hidrovias mais importantes do mundo, responsável por interligar os oceanos Atlântico e Pacífico: o Canal do Panamá. Por ele passam cerca do 6% das mercadorias do comércio marítimo do globo, inclusive do Espírito Santo.

O assoreamento do lago artificial Gatún, que abastece o Canal, devido a chuva insuficiente, levou as autoridades a reduzirem as travessias de navios por ele e até mesmo a quantidade de cargas.

“Devido a interligação das cadeias logísticas globais, haverá impactos na economia brasileira e, consequentemente, no Espírito Santo”, ressaltou Agnaldo Martins, vice-presidente do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Estado (Sindiex).

“Ainda não é possível mensurar o prejuízo específico no Estado devido aos problemas hídricos no Canal do Panamá, mas as restrições causaram gargalos, atrasos, aumento dos custos de transporte e incerteza sobre o futuro do Canal”.

Uma gama muito grande de contêineres passam pelo Canal do Panamá e chegam ao Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). Outros chegam em Santos (SP), passam pelo transbordo e vêm para o Estado por cabotagem (transporte marítimo pela costa), conforme o especialista portuário Anderson Polido.

O Canal do Panamá, na prática, é um atalho para chegada e saída de mercadorias dos portos do Brasil e do Espírito Santo rumo à Costa Oeste dos Estados Unidos e países do Oriente, como a China. Um atalho ao Cabo Horn, no Sul da América do Sul, proporcionando uma economia de sete dias de viagem.

O professor doutor de direito internacional marítimo e portuário da FDV, Marcelo Obregon, destacou que com impacto do assoreamento, uma das grandes preocupações são as mercadorias que vêm do Ocidente chegando a todos os portos do Brasil.

“O Brasil importa combustível, matéria prima e tecnologia”, ressaltou. Ele acredita que os EUA vão solucionar o problema.

Entenda

Canal do Panamá

O que é: uma das hidrovias mais importantes do mundo, o Canal do Panamá é uma interligação artificial entre o Oceano Atlântico e Pacífico. Por ele passam cerca de 6% das mercadorias do comércio marítimo do globo, inclusive do Espírito Santo.

O canal, na prática, é um atalho para chegada e saída de mercadorias dos portos do Brasil e do Espírito Santo rumo a Costa Oeste dos Estados Unidos e países do Oriente, como a China.

Passam pelo canal embarcações com até 32 metros de largura

Como funciona

O canal funciona pelo sistema de eclusas, em que os níveis da água são separados por duas “portas” que funcionam como elevadores para embarcações. A água que alimenta esse sistema vem do lago artificial Gatún.

Na prática, a embarcação fica sobre a água, no compartimento. Quando mais água entra no compartimento, seu volume levanta a embarcação, que navega até chegar na próxima eclusa, que está na altura mínima e que recebe mais água e repete o processo, elevando ainda mais a embarcação.

Já para a descida, a água é parcialmente retirada do compartimento, baixando o nível e levando consigo a embarcação, que também conseguirá navegar para o próximo compartimento, que também vai descer de nível.

História

O Canal do Panamá começou a ser construído pela França, em 1881. Contudo, o projeto foi interrompido por falta de planejamento, problemas de engenharia e pelo fato de mais de 20 mil trabalhadores terem morrido de acidente e doenças tropicais, como malária e febre amarela.

Em 1903, os EUA passaram a controlar o Canal, assumindo as obras até 1999, quando foi entregue ao governo panamenho, que entregou para uma empresa norte-americana administrar.

Relação com o Estado

O Espirito Santo utiliza o Canal do Panamá para importações e exportações. Basicamente são exportadas commodities e importados matérias primas, combustíveis e tecnologias.

Entre os produtos exportados estão granito, celulose, minério de ferro, café, soja, farelo de soja e milho. Já entre os importados estão máquinas e equipamentos.

Economia

A rota pelo canal do Panamá proporciona uma economia de sete dias de frete. Na prática, isso é ainda mais importante porque o fretamento de um navio é feito por produtividade.

Por exemplo, para embarcar 6 mil toneladas por determinado tempo. Só que existe uma penalidade, conhecida como demurrage, que é um valor cobrado quando o contêiner ultrapassa o tempo do frete e permanece mais tempo do que o planejado em posse do importador.

Ou seja, além do frete ficar mais caro por causa da rota maior, corre-se um maior risco de haver o pagamento desse tipo de penalidade.

Consequências materiais: o aumento do preço do frete das embarcações, necessidade de mais dias de trabalho da tripulação, mais combustível, alimentação.

Outras consequências: atraso na chegada da mercadoria ao destino, insegurança nos prazos de entrega, instabilidade financeira, quebra de confiança entre os envolvidos na transação comercial.

Rota Bioceânica

O Brasil está investindo em uma alternativa que é a Rota Bioceânica, um corredor rodoviário de 2.396 quilômetros que vai ligar o Atlântico ao Pacífico passando pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

O corredor rodoviário vai interligar a BR-267 que corta os estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Uma ponte de 630 metros de extensão, construída sobre o rio Paraguai, vai interligar Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Belo Peralta, no Paraguai. A rota atravessa o país, passa ainda pela Argentina e Chile, chegando aos terminais portuários.

A expectativa é que ela facilite a exportação para a China e aumente a competitividade dos produtos do Brasil em países do Oriente. 

Novo porto

Localizado na ES-010, em Aracruz, está em construção o Porto da Imetame. De acordo com a empresa, a profundidade de 17 metros do Terminal permitirá que os navios de contêineres possam entrar e sair do Porto totalmente carregados, se comparado a outros portos do Brasil. 

Segundo a empresa, o porto poderá receber navios tipo Suezmax e Capesize. E numa fase posterior de dragagem, alcançando 25 metros de profundidade, o transportador de petróleo Very Large Crude Carrier (VLCC).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Lago Gatún seco por causa da falta de chuva: ambiente navegável limitado devido à crise climática

ECONOMIA

Governo lança programa para ajudar a abrir empresa e quitar dívidas

Lago Gatún seco por causa da falta de chuva: ambiente navegável limitado devido à crise climática

ECONOMIA

Petrobras decide sobre dividendos e elege novo conselho nesta quinta

Lago Gatún seco por causa da falta de chuva: ambiente navegável limitado devido à crise climática

ECONOMIA

Reforma tributária prevê alíquota reduzida para profissionais liberais de 18 áreas

Lago Gatún seco por causa da falta de chuva: ambiente navegável limitado devido à crise climática

ECONOMIA

População baixa renda poderá ter 'cashback' de até 50% do tributo na conta de luz

Ícone tags Tags Canal do Panamá crise climática impactos econômicos importação e exportação logística global transporte de cargas
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Tribuna Folia Famosos Agenda Cultural Entre Pratos & Vinhos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Campeonato Carioca Tabela do Campeonato Carioca Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Tribuna Folia Famosos Agenda Cultural Entre Pratos & Vinhos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM