X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Celulares vão ter novas funções. Entenda

Inteligência artificial já começa neste mês a trazer inovações nos aparelhos, entre elas indicar se imagem é ou não autêntica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Celulares vão ter novas funções. Entenda
Snapdragon 8 Gen 3, que segundo a Qualcomm tem novo sistema em chip voltado para inteligência artificial |  Foto: Divulgação

As novas gerações de celulares que estão chegando ao mercado a partir deste mês trazem funções inovadoras, possibilitadas pelo aprimoramento da inteligência artificial.

O smartphone passa a entender o comando de voz dado com fala coloquial, consegue apagar a imagem de objetos em vídeos, indicar se uma imagem é autêntica ou criada pela inteligência artificial e gerar imagens por comando de voz, por exemplo.

Este mês, a Qualcomm anunciou o Snapdragon 8 Gen 3. Segundo a empresa, o novo sistema em um chip (SoC) móvel é voltado para trazer a inteligência artificial generativa (IA) para os futuros smartphones. Novas mudanças também vão deixar câmeras e processadores mais potentes.

As novidades começam a chegar nas próximas semanas por marcas como Sony, Xiaomi, Redmi, Asus, Realme, OnePlus e Oppo que utilizam o sistema operacional do Google, o Android, e os novos processadores de IA da Qualcomm, segundo o jornal O Globo.

A importância de os novos dispositivos serem capazes de indicar se a imagem é autêntica ou gerada pela inteligência artificial foi destacada pelo professor do curso de Ciência da Computação da Faesa Howard Roatti.

"Ela traz mais transparência para a origem das imagens. Isso pode ser uma ferramenta valiosa para combater a disseminação de informações falsas e garantir a autenticidade das imagens compartilhadas", destacou.

As recomendações específicas também foram enfatizadas por ele. "A personalização de respostas com base em informações como localização e atividades favoritas oferece uma experiência mais relevante aos usuários, tornando a interação com os smartphones mais útil e prática em diversas situações, como viagens e treinamento esportivo", destacou.

O Google também apresentou os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, cujo desenvolvimento foi focado na Inteligência artificial para uma experiência mais pessoal e útil.

Para quem gosta de fotografia, o Magic Editor no Google Fotos ajudará o usuário a chegar na foto que deseja, mesmo quando na foto original alguém não está olhando para a câmera. Um algoritmo no dispositivo cria uma imagem mesclada resolvendo o problema.

Saiba Mais

Algumas novidades

Indicação do uso de IA

> Os usuários vão ter acesso a indicação se a foto é “autêntica” ou se foi criada pela inteligência artificial.

Extensão de paisagens

> Com a inteligência artificial generativa, o recurso de “extensão de paisagens” permite estender a imagem para além do capturado.

Personalização

> De acordo com informações que possui do usuário, a inteligência artificial vai gerar respostas personalizadas, em segundos, para perguntas feitas ao assistente do smartphone.

Apagar objetos em vídeos

> Remover objetos de vídeos também será possível.

Imagem

> Cada foto terá mais de um bilhão de tons de cores através do novo formato de captura de fotos Dolby HDR, com 10 bits. A versão JPEG tem 8 bits e 16,7 milhões de cores.

Comando de voz

> Os aparelhos podem gerar imagens por comando de voz.

Zoom

> Captura de vídeos com zoom de 2x e zoom 4x com resolução em 4K.

Selfies

> Ao fazer um vídeo usando a câmera frontal, o usuário poderá usar como imagem de fundo a aquela que está sendo captada na parte traseira da câmera.

Conexão com fones

> Os fones vêm com Wi-Fi.

Sensores

> Sensores ao lado das câmeras traseiras do aparelho funcionam como uma espécie de sinal infravermelho para medir a umidade da pele. Há ainda laser que vai avaliar a qualidade do ar.

Fonte: Jornal O Globo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: