Café Empresarial Assevila: conexão para mulheres no mercado de trabalho
Plataforma identifica os desafios reais das profissionais para conectá-las às chances certas, seja emprego, curso ou mentoria
Escute essa reportagem

Uma nova plataforma para ajudar mulheres a se conectarem ao mercado de trabalho começou a funcionar nesta semana. O Conecta Mulheres, lançado pela prefeitura de Vila Velha, faz a ponte entre o público feminino e empresas de diferentes setores, levando em consideração os interesses expressados por elas.
O programa foi apresentado pela secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Lyza Herzog, aos presentes no 24º Café Empresarial Assevila, realizado na última quinta-feira (27) pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila).
O objetivo é identificar os desafios reais das mulheres e conectá-las às oportunidades certas, seja vaga de trabalho, curso profissionalizante, mentoria ou suporte para empreender. “Tudo para garantir mais autonomia e crescimento às moradoras”, disse a secretária.
O programa não tem limite de mulheres que podem ser cadastradas. Portanto, as oportunidades estão disponíveis para todo o público feminino do município.
Assim que inseridas no cadastro, elas entram em um banco de talentos do programa e, por meio dele, empresas parceiras têm acesso aos perfis e às qualificações, podendo escolher os que mais se adequam a uma eventual vaga ou investir na capacitação profissional.
Reduzir as desigualdades no mercado de trabalho e estimular a responsabilidade social empresarial são objetivos essenciais do programa. E nesse aspecto, a formação de novas lideranças femininas é um dos desafios.
A relação entre maternidade e mercado profissional, por exemplo, é um ponto importante, mas não incapacitante, segundo a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante.
Mãe de três filhos homens, ela brinca que o desafio de “comandar” os meninos dentro de casa foi o que deu as habilidades a ela para exercer a função de líder em um setor tradicionalmente masculino.
Para a diretora-presidente da concessionária de água e esgoto Aegea Saneamento, Lucilaine Medeiros, a maternidade não deve ser encarada como impeditivo. “Deixar claro que maternidade não é problema. Até nos impulsiona”.
Érica Neves, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), afirma que há avanços quanto à forma como as mulheres são enxergadas no mercado de trabalho.
Mais lideranças femininas
Não mais apenas boneca e casinha. As meninas já estão sendo treinadas desde a infância para exercer outros papéis para além dos que são conhecidos no âmbito familiar, uma estratégia com objetivo de criar mais lideranças femininas.
A presença da mulher no mercado de trabalho foi um dos assuntos do 24º Café Empresarial Assevila.
Nas brincadeiras de “faz de conta”, a relação com a família segue um tema central, segundo a psicopedagoga Rita de Cássia, da Escola São Domingos. Mas a ampliação para outras atividades do cotidiano ganha importância num cenário de mudança sobre a visão do mundo acerca do papel das mulheres.
“Não diferenciando gênero, mas mostrando que todos nós temos capacidades e um potencial para se desenvolver na vivência escolar, acadêmica e depois profissional.”
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários