Aracruz como alternativa para desafogar Porto de Santos
Governo federal vê a cidade, que recebe o terminal da Imetame, como potencial opção para desafogar a região portuária paulista
Escute essa reportagem
O governo federal tem expectativas positivas com o Porto da Imetame, em construção em Aracruz, que tende a se tornar uma alternativa ao Porto de Santos, em São Paulo. Por isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Estado, até o fim do mês que vem, para conhecer as obras.
O anúncio da visita do Presidente foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), que se reuniu na última quarta-feira (04) com Lula no Palácio do Planalto, em Brasília.
Casagrande relatou que, além de abordar a boa fase da economia que o País atravessa, Lula também conversou sobre assuntos regionais com ele, em especial na área da logística.
Segundo o governador, o Espírito Santo, após a Reforma Tributária, precisará ser eficiente e, para isso, precisa resolver seus “gargalos logísticos”.
“Além das rodovias, também falei com ele sobre a renovação do contrato da concessão da FCA (Ferrovia Centro Atlântica), no sentido de que poderíamos consolidar um corredor centro-leste que ligaria Goiás e Minas Gerais aos portos do Espírito Santo, já que hoje, no nosso Estado, há a maior obra portuária do Brasil, em Aracruz, com um investimento de R$ 2,6 bilhões”, disse o governador.
Segundo Casagrande, Lula irá marcar, nos próximos dias, uma visita ao Estado, para conhecer a obra do porto, e também da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do País, localizada na mesma região.
“É uma solução, não só para o Espírito Santo, mas para todo o País, porque desafogará Santos, que hoje está congestionado. Foi o tema principal da nossa conversa”, explicou o governador.
O consultor empresarial Durval Vieira de Freitas destacou que todas as demandas apresentadas ao governo federal são fundamentais para o futuro do Estado.
Ele afirmou que o potencial de Aracruz é enorme, com o Porto da Imetame e a ZPE, e que a Ferrovia Centro Atlântica, com o gargalo sendo resolvido pelo Contorno da Serra do Tigre, tem papel importante de ampliar a capacidade de transporte da região central do País até os portos capixabas.
“O Porto da Imetame vai ser fundamental para o Estado e até para o País. Hoje está muito concentrado no Porto de Santos, e esse porto é a alternativa”, destacou.
Comentários