Agências do INSS não abrem nesta sexta-feira
Agências não vão abrir devido à comemoração do Dia do Servidor Público
Escute essa reportagem
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país estarão fechadas nesta sexta-feira (28), devido à comemoração do Dia do Servidor Público.
As unidades voltam a funcionar na segunda-feira (31), mas o atendimento será novamente interrompido na quarta-feira (2), feriado de Finados.
As unidades voltam a funcionar na segunda-feira (31), mas o atendimento será novamente interrompido na quarta-feira (2), feriado de Finados.
Alguns estados brasileiros adiaram o ponto facultativo para o dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República. Mas como os funcionários do INSS são servidores federais, eles seguem o calendário definido pela União, que manteve a data.
Segundo o INSS, a Central 135 funcionará em horário normal nesta sexta. O segurado também pode utilizar os meios de atendimento eletrônicos.
No entanto, a central de atendimento telefônico não funcionará no dia 2 de novembro, por se tratar de um feriado nacional, diferente do Dia do Servidor, considerado um ponto facultativo.
No feriado, estarão disponíveis apenas os canais de atendimento eletrônico, ou seja, o site e aplicativo Meu INSS. A plataforma reúne mais de cem tipos de atendimento em um único ambiente.
CANAIS DE ATENDIMENTO REMOTO
As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular paga apenas o valor de uma ligação local.
Ainda segundo o INSS, as ligações de celular deixarão de ser cobradas. O início da gratuidade está atrasado, pois o serviço passou a ser obrigatório desde setembro de 2021, quando o governo federal reconheceu o 135 como um serviço de utilidade pública.
Pelo Meu INSS é possível agendar perícia médica, emitir extratos de contribuições, consultar resultados de pedidos de benefícios e simular o tempo que falta para a aposentadoria.
Entre os serviços mais buscados pelos segurados estão a solicitação de extratos de pagamento e empréstimo e a consulta de benefícios.
Comentários