X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aeroporto nas "Montanhas Capixabas" pode começar a operar em 2026

Previsão é que os primeiros voos sejam recebidos no segundo semestre. As obras devem ser iniciadas até o final deste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto nas "Montanhas Capixabas" pode começar a operar em 2026
Imagem do projeto do aeroporto apresentado a empresários: estrutura para voos com até 72 passageiros |  Foto: Divulgação/Semobi

O projeto para a construção de um aeroporto regional em Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo, está pronto e será tocado pelo governo do Estado. Foi o que confirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. 

Embora ainda não tenha prazos definidos, por depende de documentações, a expectativa é que a construção do terminal aeroportuário seja iniciada até o final do ano, com abertura das operações no segundo semestre de 2026, segundo o empresário e presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes, que participar da confecção do projeto.

O aeroporto ficará no Caxixe, distrito do município, que fica de 10 a 12 quilômetros de distância de Pedra Azul, em Domingos Martins.

O projeto já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e atualmente está em fase de adequações. O governo ainda elabora um decreto de utilidade pública e, em seguida, também irá impor um decreto de desapropriação.

"Isso deve acontecer em 60 dias. Se não houver embaraço nenhum, dentro de seis a oito meses as obras devem começar", detalha Nunes.

A pista terá 1.300 metros de comprimento e 35 metros de largura. O objetivo é que ela seja usada para o trânsito de turistas para a região, sendo destinada a aeronaves de pequeno e médio portes. Ou seja, poderá receber voos com até 72 passageiros. 

O objetivo é que a instalação sirva para o trânsito de turistas na cidade e em localidades próximas, como Domingos Martins, Marechal Floriano e o próprio distrito de Pedra Azul.

"Um empresário pode, por exemplo, decidir que vai almoçar lá, pegar o jatinho e ir para o local", explica.

Futuramente, o aeroporto em Venda Nova do Imigrante pode receber cargas, como explica Nunes. "A região é muito forte no setor de hortifruti. Isso vai ajudar muito a economia local", diz.

Para administrar o aeroporto, o empresário e representante do turismo na região elenca duas possibilidades: que a Anac assuma o comando ou que haja a criação de uma associação de empresários locais, que ficariam responsáveis pela gestão.

Atualmente, apenas Linhares, no norte do Estado possui um aeroporto regional no Espírito Santo. Em Cachoeiro de Itapemirim, um terminal aeroportuário está em construção.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: