X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

1 milhão já pode refinanciar e parcelar dívida no cartão de crédito

A medida foi divulgada em uma nota conjunta de entidades que representam empresas de cartões, instituições financeiras e bancos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 1 milhão já pode refinanciar e parcelar dívida no cartão de crédito
Cartão de crédito na mão. Negociação das dívidas será realizada diretamente com as empresas emissoras |  Foto: Gustavo Forattini

O setor de meios de pagamento disponibilizará a opção de parcelamento do saldo total do cartão de crédito, possibilitando o pagamento parcelado das dívidas atuais e futuras conjuntamente. No Estado, cerca de um milhão de usuários de cartão poderão utilizar essa nova opção.

A medida foi divulgada em uma nota conjunta de entidades que representam empresas de cartões, instituições financeiras e bancos, incluindo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Dados recentes mostram que são mais de 212 milhões de cartões de crédito ativos no País. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em outubro eram 62,3 milhões de brasileiros com contas parceladas.

A partir destes dados, segundo economistas ouvidos pela reportagem, no Estado são cerca de um milhão de usuários com contas parceladas que vão ter essa nova ferramenta a disposição.

A oferta do serviço ficará a critério exclusivo dos emissores de cartão de crédito, que poderão definir taxas e prazos. Com essa opção, o cliente poderá refinanciar o valor total da dívida do cartão de crédito, incluindo saldos em aberto, a vencer ou vencidos, financiados por operação de crédito e valores de compras parceladas com e sem juros, em parcelas iguais e constantes.

Dessa forma, os bancos visam reduzir a inadimplência —segundo o setor financeiro, 20% dos brasileiros não pagam a fatura dentro do prazo estipulado e ficam, em média, 18 dias no rotativo.

O presidente do Conselho Regional de Economia no Estado (Corecon-ES) Claudeci Pereira Neto, destacou que a medida é positiva e vai deixar o consumidor ciente de quanto pagará mensalmente.

“Vai poder fazer um planejamento financeiro melhor do que deve, do que pode pagar por mês, então para o consumidor isso é bom, porque dá uma certa organização financeira para as famílias”.

O economista Ricardo Paixão explicou que essa nova modalidade é importante, mas deve ser vista com cautela. “Não deixa de ser uma opção que vamos ver diferença, em que instituição A pode dar um prazo maior que instituição B, pode dar um prazo diferenciado, uma taxa maior. Importante estar de olho”.

Tire as dúvidas

O que é esta nova opção de parcelamento?

A nova opção de parcelamento do saldo total do cartão de crédito é um produto financeiro que possibilitará ao cliente refinanciar o saldo total de sua dívida no cartão de crédito (incluindo saldos em aberto, a vencer ou vencidos, valores financiados por operação de crédito, e parcelas com e sem juros), em parcelas mensais fixas, de valores iguais e por um período determinado.

Qual a vantagem para o cliente?

O cliente terá previsibilidade dos valores devidos nos meses seguintes, o que evitará encargos por atraso, possibilitando maior planejamento e equilíbrio financeiro.

Imagem ilustrativa da imagem 1 milhão já pode refinanciar e parcelar dívida no cartão de crédito

Quem poderá oferecer esta opção de parcelamento?

O produto será ofertado diretamente pelos Emissores de cartão de crédito, a seu exclusivo critério.

Será obrigatória a contratação dessa opção de parcelamento pelos clientes?

Não. A contratação desta opção de parcelamento do saldo total do cartão de crédito será totalmente voluntária, ficando a exclusivo critério do cliente aderir ou não ao produto. Caso o cliente não contrate o produto, a dinâmica atual de parcelamento, rotativo e outras modalidades será mantida.

Será necessário o consentimento do cliente para a contratação?

Sim. A contratação desta opção de parcelamento somente poderá ocorrer com o consentimento expresso do cliente.

É possível contratar mais de um parcelamento com cartões/instituições diferentes?

Sim, é possível. Caso o cliente possua cartões de crédito emitidos por mais de um emissor que ofereça esta opção, ele poderá contratar o parcelamento do saldo total para cada um dos cartões de crédito.

Como se dará a definição de taxas, encargos e prazos nas operações de parcelamento do saldo total?

Cada emissor definirá, individualmente, de acordo com sua respectiva política de crédito, a taxa de juros e demais condições e encargos incidentes sobre a operação de parcelamento do saldo total, respeitadas as regras e limites estabelecidos em lei e nas normas do Banco Central do Brasil (BCB) e do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A regra do novo teto de juros para as operações com cartão de crédito deverá ser respeitada?

Sim. O valor total cobrado a título de juros e encargos financeiros da operação de parcelamento do saldo total não poderá exceder o valor original da dívida inicial que está sendo parcelada.

A operação também deverá seguir os parâmetros de disponibilização de informações da fatura?

Sim. As operações deverão atender aos requisitos de disponibilização de informações no Documento Descritivo do Crédito (DDC) e ser objeto de informações requeridas em fatura e demonstrativos, quando aplicáveis.

Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: