X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Espírito Santo registra mais de 8 mil casos de covid em uma semana

Segundo dados do Painel Covid-19, do governo do Estado, na semana do dia 5 ao dia 11 de junho foram confirmados 8.212 casos


Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo registra mais de 8 mil casos de covid em uma semana
Teste de covid: aumento de casos no Espírito Santo |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma semana, o Estado registrou um salto de mais de 8 mil casos confirmados de covid-19, dados que acendem o alerta e necessidade de redobrar os cuidados sanitários na tentativa de reduzir a cadeia de transmissão. 

Segundo dados do Painel Covid-19, do governo do Estado, na semana do dia 5 ao dia 11 de junho foram confirmados 8.212 casos. Há um mês, de 8 a 14 de maio, foram 900, o que mostra a velocidade do crescimento de casos de covid.

Na segunda-feira (13), foram confirmados 2.194 casos da infecção por covid. 

A Sesa ressaltou que estão circulando no Estado as subvariantes da Ômicron BA.1, BA.2, BA.4 E XQ. Segundo dados mundiais, são mais contagiosas. 

O infectologista Lauro Ferreira Pinto conta que essa subvariante da Ômicron  é muito mais contagiosa. “Os sintomas que têm predominado são muita dor de garganta, coriza e tosse.” 

Mas ele ressalta que a taxa de letalidade segue baixa, sobretudo devido ao avanço da vacinação. 

A médica infectologista Martina Zanotti também citou que entre os sintomas mais comuns dessa quinta  onda estão as dores de garganta e rouquidão.

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo registra mais de 8 mil casos de covid em uma semana
Martina Zanotti: sintomas |  Foto: Divulgação

O aumento da transmissão tem lotado também os postos de saúde. Na Serra, por exemplo, segundo os dados do Painel Covid, de 28 de maio até a última sexta-feira  foi registrado um aumento de 207,5% nas testagens, se comparado ao período anterior (14 dias). 

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, quanto ao número de casos, nesse mesmo período, o aumento foi de 260,82%. 

Diante do salto no número  de casos, o infectologista Moacir Soprani reforça a necessidade de fazer o teste para saber se a pessoa está ou não infectada.  

Mas ele salienta que o  fato de ser negativo não significa que não tenha covid. “Continuamos ter a variante Ômicron. Creio que tem a ver com a suspensão das medidas de proteção e o período de queda de temperatura, que faz com que as pessoas fiquem mais em  lugares fechados. Lógico que estas variantes da Ômicron são mais infecciosas. Ainda bem que temos a vacinação”, observa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: