Greve de servidores ameaça o Enem dos concursos
Servidores do Inep ameaçam parar, o que poderia provocar problemas à aplicação do exame do CNU, marcado para domingo
Escute essa reportagem
A possibilidade de greve dos servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pode afetar a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, que acontecem no próximo domingo (18).
Uma paralisação no Inep e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pode impactar ações essenciais da educação brasileira. O Inep, por exemplo, trabalha no monitoramento do “Enem dos concursos”, segundo informações da Folha de São Paulo.
Cerca de 2,1 milhões de candidatos farão as provas do CNU em todo o País, sendo 32.504 no Espírito Santo — a princípio, eram 40.937, mas nem todos pagaram a taxa. Serão disputadas 6,6 mil vagas em 21 órgãos públicos.
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) informou que a aplicação do exame é de controle unicamente do MGI e da Fundação Cesgranrio, mas fica no aguardo da área técnica para avaliar os possíveis impactos, segundo portal SBT News.
As entidades não estão satisfeitas com o que foi apresentado pela União, como reajuste salarial, o que chamaram de “aquém da nossa expectativa”. Na terça-feira (13), uma reunião entre os funcionários e o Ministério da Gestão manteve o impasse na negociação salarial.
O MGI apresentou uma proposta que previa um ganho acumulado em quatro anos, variando até 18,5%, dependendo da formação e titulação — com o mínimo de 8,2%.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Distrito Federal do FNDE, a greve pode ser deflagrada se não houver uma proposta que atenda às demandas do movimento, como remuneração compatível com a complexidade e responsabilidade das atividades que os servidores exercem.
Representantes dos servidores do Inep e do FNDE informaram que a paralisação de ambas as autarquias “é considerável”.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcados para novembro, também podem ter o cronograma atrasado por causa da mobilização, caso não haja um acordo salarial.
Até o fechamento da edição, não havia sido decidido pelo início da greve.
Saiba mais
“Enem dos Concursos”
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos concursos”, acontece no próximo domingo (18).
Esse é o maior concurso da história do país em número de inscritos, passando dos 2 milhões. É que, pela primeira vez, uma seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, com exames aplicados em todo o Brasil.
No Estado, são 32.504 inscritos, que vão fazer as provas em Vitória, Vila Velha, Serra, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.
Na última sexta-feira (12), o Ministério da Gestão retificou os oito editais do concurso. Algumas datas do cronograma foram alteradas porque coincidiam com o fim de semana das eleições municipais, em outubro.
A divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h) será no próprio domingo (18), data de aplicação das provas.
A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas será na próxima terça-feira (20).
A Disponibilização da imagem do cartão-resposta será no dia 10 de setembro.
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva será em 08 de outubro, e envio dos títulos nos dias 09 e 10 de outubro.
A previsão de divulgação dos resultados finais será em 21 de novembro, com início das convocações em janeiro de 2025.
Comentários