Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

A influência sem angústia em Sub-versões, de Marcela Paiva

Entre Clarice Lispector e a experiência do corpo, uma estreia que subverte a angústia da influência

Adréia Delmaschio | 15/12/2025, 13:19 h | Atualizado em 15/12/2025, 13:18
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem A influência sem angústia em Sub-versões, de Marcela Paiva
Adréia Delmaschio é escritora, pesquisadora e professora titular de Literatura no Ifes |  Foto: Divulgação

Duas questões costumam se colocar para quem escreve: uma diz respeito às influências; outra, aos limites entre realidade e ficção. O livro Sub-versões (São Paulo: Patuá, 2025), de Marcela Paiva, parece um bom exemplo de como lidar com a primeira delas. Harold Bloom refletiu sobre o assunto em A angústia da influência, uma teoria da poesia por meio das relações de influência literária, como ele mesmo define.

Para Bloom, a herança de poetas anteriores não precisa tornar os poetas herdeiros menos originais; com frequência, inclusive, acontece o oposto – é o que ele defende. Borges, num ensaio sobre Kafka, afirma que cada escritor cria os seus precursores, ato por meio do qual modifica a nossa concepção do passado, assim como há de modificar o futuro. Mas nós nem precisamos ir tão longe, afinal, a questão da influência compõe o primeiro rol das perguntas endereçadas a quaisquer escritores, em todo tempo e lugar. E assim retornamos ao livro de Marcela Paiva.

Sub-versões é um conjunto de contos independentes, com um fio condutor, como num romance. Em oitenta páginas, a narradora revisita a infância, vivencia a maternidade, amadurece, redescobre o corpo e, por fim, é posta frente à finitude. No conto “O segredo” surge “um tumor”, “o exame” e um “diagnóstico difícil”. Ali, a escrita límpida e cadenciada alcança o raro equilíbrio entre a expressão de uma subjetividade aflita e a narração dos fatos comezinhos que envolvem a lida com uma doença fatal. Sem romantização ou autopiedade, a narradora conduz o leitor até o âmago da tragédia: “O médico, mais rígido do que antes, diz sem me encarar: ‘vou te passar algumas indicações, vá no primeiro cirurgião que tiver horário’. E, então, é verdade: a morte existe.” (p. 32).

Contudo, o aspecto mais fascinante é como a escrita de Marcela Paiva faz lembrar a de Clarice Lispector, ascendência de valor ambivalente: mesmo que a comparação pareça positiva, ninguém deseja ficar à sombra gigante da autora de A paixão segundo G.H. Em Marcela, o problema se resolve assim: psicanalista experiente que é, ao invés de tentar disfarçar, ela vai sem desvios à fonte, assumindo que se trata de uma questão insolúvel.

Diferente de outras escritoras, não esconde a sua Clarice, nem finge que a ignora (depois de Clarice, a ingenuidade não existe). Por meio da estratégia da ascendência declarada, cita Clarice já na epígrafe, e depois retoma, no manejo da escrita e num certo modo de reflexão. Em referências diretas, Marcela (com doutorado na obra de Lispector) convida o fantasma da precursora e, abertamente, dialoga com ele, exumando os elementos que interessam à sua narrativa. Consolida-se, assim, uma estreia em que o sujeito da escrita pensa e se pensa de modo radical, subvertendo a angústia da influência e entregando ao leitor essas versões de uma realidade pinçada nas fronteiras entre o vivido e o imaginado, entre o que é próprio e o que é do outro, entre a vida e a morte.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre