Até que dava para ser em algum estádio aqui
Coluna foi publicada nesta terça-feira (31)
Jaider Miranda e Mariana Melo
Um fato chamou a atenção de quem assistiu à decisão da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e LDU, na telinha da TV Tribuna/SBT, no último sábado (28). O acanhadíssimo estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, Uruguai, palco da vitória equatoriana nos pênaltis, foi motivo de comentários sarcásticos dos capixabas nas redes sociais.
Teve quem defendesse que a próxima final do torneio pudesse ser realizada no tradicional Engenheiro Araripe, em Cariacica, ou no charmoso Salvador Costa, em Bento Ferreira. Vale lembrar que o estádio do Vitória possui projeto de ampliação de capacidade para 5 mil lugares. A brincadeira foi além: o Kleber Andrade poderia ser palco de final de Liga dos Campeões.
Falha e revolta
Um episódio inusitado e polêmico marcou a participação do surfista Krystian Kymerson nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, na prova disputada na praia de Punta de Lobos, em Pichilemu. Durante a quarta rodada da repescagem, após ter a sua vitória anunciada pela transmissão contra o peruano Lucca Mesinas, o capixaba acabou sendo surpreendido e eliminado da disputa.
Restando dois segundos para o fim da bateria, o capixaba somava 10.43 de pontuação, o que naquele momento o colocava como vencedor.
Porém, o peruano pegou uma onda intermediária que não foi mostrada pela transmissão da TV, que inclusive chegou a anunciar o brasileiro como vencedor. Acontece que, com essa onda “que ninguém viu”, o peruano atingiu 10.80 e superou Kymerson.
Após a gafe da transmissão, o surfista compartilhou algumas postagens nas redes sociais que comentavam sobre o ocorrido, inclusive tratando a situação como um “roubo”.
Seleção
Campeã mundial e medalhista de bronze na Olimpíada de Tóquio, a capixaba Luiza Fiorese foi convocada na segunda-feira (30) para defender mais uma vez a seleção brasileira de vôlei sentado na Copa do Mundo que será disputada no Egito, entre 8 e 19 de novembro. O Brasil é o atual campeão mundial e o título, conquistado de forma inédita no ano passado, na Bósnia e Herzegovina, carimbou o passaporte das brasileiras para os Jogos de Paris 2024.
Gêmeos esquiadores
Depois de revelar talentos nas quadras, gramados e praias, o Espírito Santo agora desbrava um novo “ambiente”: a neve! Os gêmeos Leopoldo e Carlota Fagnani, de 13 anos, de Vitória, foram selecionados para disputarem o Top 50 PDH Cup, em Aosta, na Itália, competição Sub-14 e Sub-16 que conta com 50 dos melhores esquiadores alpinos de vários países pelo mundo. A competição começa no dia 11 de dezembro no início da temporada de esqui na Europa.
Em seguida, os gêmeos disputam o Trofeo Coni (Comitê Olímpico da Itália) para o qual foram selecionados os melhores atletas, agrupados pelas regiões do país europeu. Será a primeira vez deles nesta competição.
Legado
A medalha de bronze conquistada por Yuri Falcão no Pan-Americano de Santiago, no Chile, manteve a tradição da família do lendário pugilista Touro Moreno, seu avô, em subir no pódio na competição. O jovem de 21 anos repete o tio Yamaguchi, que foi prata na categoria meio-pesado no Pan de Guadalajara, em 2011.
Vale destacar que no ano seguinte, Yamaguchi e o irmão Esquiva Falcão conquistariam as medalhas de bronze e prata, respectivamente, nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Todos na torcida para ver Yuri entre os melhores no ano que vem, em Paris.
Imbatível na areia
A fase do futebol de areia do Brasil segue impecável. No último final de semana a seleção brasileira masculina conquistou o bicampeonato da Neom Cup, na Arábia Saudita. Na final, o time canarinho bateu o Japão por 5 a 2, e o destaque da partida foi o capixaba Breno Chagas, jogador de Anchieta. O ala marcou duas vezes, uma de cabeça e outra em um belo chute cruzado. A seleção brasileira está invicta nesta temporada e conquistou os cinco títulos que disputou em 2023.
Título inédito
Parabéns ao Jaguaré, campeão capixaba da Série B pela primeira vez na sua história! Comandado pelo experiente técnico Vevé, o time venceu o Rio Branco de Venda Nova no sábado (28) por 2 a 0 e levantou a taça. Ambas as equipes estarão na primeira divisão do Capixabão em 2024.
Curta
A seleção brasileira masculina de basquete, que conta com o capixaba Didi Louzada no elenco, estreia nesta terça-feira (31) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O adversário será o México, às 17h30 (horário de Brasília).
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna dos Esportes,por Jaider Miranda e Mariana Melo