Menopausa chegou e o tesão acabou, o que fazer?
Ninguém mais é obrigado a passar por tantos desconfortos
Lorena Baldotto
Ahhh, o terror da menopausa! São muitas as mulheres que têm pavor de pensar nessa fase da vida, e as que estão entrando nela já chegam até mim demonstrando receio e até medo do que está por vir. E não era à toa, afinal, com ela chegavam os calorões, a perda de massa óssea a muscular, além da queda drástica da libido e na lubrificação vaginal.
Mas a boa notícia é que isso tem solução. Ninguém mais é obrigado a passar por tantos desconfortos.
Recentemente, a apresentadora Angélica deu uma declaração relatando que após a menopausa e com o auxílio da reposição hormonal sua vida sexual ficou muito mais interessante.
Esse é um assunto polêmico e cheio de tabus, mas após essa reportagem abriu-se campo para falar um pouco mais do assunto.
Pois é um problema recorrente e que recebo com muita frequência no consultório.
Uma das características mais marcantes e inconvenientes da menopausa é a diminuição da libido e isso acontece por conta de uma queda drástica nos níveis de estrogênio.
Essa queda também causa ressecamento e atrofia vaginal e fazem com que o ato sexual deixe de ser algo prazeroso e se torne algo doloroso em muitos casos.
Esse desconforto faz com que a pessoa evite o sexo e isso pode piorar ainda mais as questões relacionadas à queda da libido. E aí você me pergunta: qual a melhor maneira de tratar a menopausa, o que fazer para continuar sentindo prazer e evitar essa atrofia?
A resposta vai depender de cada caso. Nas mulheres que podem, eu gosto muito de fazer uma reposição hormonal.
Esse tratamento, quando realizado com responsabilidade e por um médico habilitado para isso, é eficiente e seguro. Gosto de prescrever a reposição somente após todos os exames necessários estarem prontos.
No caso do ressecamento vaginal, além da reposição podemos utilizar em associação o laser intracanal. Ele promove a hidratação, cuida da flacidez da mucosa e fecha o tratamento com chave de ouro.
Ele também auxilia e trata a queixa de perda urinária da menopausa. É muito importante que o tratamento seja individualizado, para uma melhor resposta.
Muitas vezes existem, além da redução hormonal, irregularidades no sono, intestino, disposição, falta de vitaminas e nutrientes que podem ser corrigidos de acordo com a necessidade de cada paciente.
Gosto de realizar de perto o acompanhamento dessa mulher. E, gente, é fantástico ver a felicidade delas.
A verdade é que existe muita pressão em cima das mulheres quando estão envelhecendo. Entrar na menopausa era o mesmo que atestar que estava velha demais para alguns prazeres da vida, mas hoje a história é bem outra, né?
Observo mulheres com mais de 50 que se cuidam, são lindas e merecem viver a maturidade com qualidade de vida.
Imagina que libertador curtir a vida sexual sem a necessidade de contracepção e ainda com qualidade, sem sentir os desconfortos da menopausa? É sobre isso.
Se você já está próximo dessa fase, ou se já começou a amargar seus desconfortos, é hora de procurar ajuda médica e garantir seu prazer de volta! Lembrando que essas orientações não substituem a consulta médica, então, não deixe de procurar por ajuda e se você gostou do tema me acompanha lá no insta @dra.lorenabaldotto e no YouTube. Será um prazer ter você comigo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Sexo & Saúde,por Lorena Baldotto