Depois da menopausa a mulher sente menos prazer?
Coluna publicada neste domingo, em A Tribuna
Lorena Baldotto
E são muitos os questionamentos quando o assunto é a menopausa. Essa fase traz muito medo e insegurança para muitas mulheres, e não deveria, porque ela tem sim seus obstáculos, mas a ciência está aí vencendo vários deles e proporcionando uma excelente qualidade de vida para as mulheres que estão prestes e as que já entraram nessa fase.
Vamos falar um pouquinho sobre a libido e o prazer, como eles ficam durante esse período?
Para começar o nosso assunto, vamos logo esclarecendo que não existe idade para parar de sentir prazer, e até quando a mulher vai manter relação sexual é algo muito individual que depende de vários fatores.
É comum que com a chegada da menopausa, por exemplo, a mulher possa sentir uma redução da libido devido a uma queda hormonal, mas ao contrário do que muitas acreditam, isso não determina o fim do prazer e da vida sexual!
A mulher, mesmo após a menopausa, pode continuar desfrutando do prazer e continuar tendo satisfação.
Hoje temos tratamentos para a fase da menopausa, como por exemplo a terapia de reposição hormonal; temos o laser íntimo, que pode ser feito em qualquer idade, que melhora a flacidez, a lubrificação, sensação de frouxidão e traz outros benefícios tanto para estética quanto saúde íntima, afinal, estar bem consigo mesma faz toda diferença na hora H.
Então, há diferentes tipos de tratamentos para aquelas mulheres que sentem que a idade afetou de alguma forma seu desejo, disposição, autoestima, etc.
Mas até quando a mulher manterá relações é relativo, é algo adaptativo. Cada mulher se adapta de acordo com fatores como: o relacionamento que essa mulher tem, como é o parceiro, os interesses que ela tem, em qual fase hormonal ela está, se faz reposição ou não, como está a saúde a condição física, psicológica.
São diversos fatores que podem impactar a sexualidade feminina, positiva ou negativamente. Resumindo: não há, depende de cada pessoa!
Mas fica tranquila que idade/menopausa não é um prazo de validade e existem tratamentos para melhorarmos a sua qualidade de vida e disposição.
Não aceite menos do que ter prazer em todas as relações. Independente da sua idade, relação tem que ser boa para ambos os lados, se você não se sente satisfeita, a gente pode conversar sobre isso!
LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Sexo & Saúde,por Lorena Baldotto