Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Vereador renuncia ao mandato

Coluna foi publicada nesta terça-feira (03)

Kleber Amorim | 03/10/2023, 10:32 h | Atualizado em 03/10/2023, 10:34

Imagem ilustrativa da imagem Vereador renuncia ao mandato
Vereador Rodrigo Pope (PSB) renunciou seu cargo na câmara de Muniz Freire |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Após ser acusado na semana passada de ameaçar de morte Matheus dos Reis Sobreira, procurador-geral da Câmara de Muniz Freire, o vereador da cidade Rodrigo Pope (PSB) renunciou, nesta segunda-feira (02), ao mandato na Câmara. A coluna Plenário abordou o assunto no último sábado (30).

O parlamentar protocolou o documento endereçado à Mesa Diretora às 16h44 com o texto: “Por meio do presente requerimento, o vereador infra-assinado, com espeque no art. 142 do Regimento Interno dessa Augusta Casa de Leis, requer, de forma irretratável e formal, a renúncia do cargo do vereador, razão pela qual deve ser extinto seu cargo e declarada vaga na Câmara, na forma do art. 140 do Regimento Interno”.

O presidente do Legislativo municipal, José Maria Bergamini (Patriota), confirmou o pedido, disse que comunicará ao plenário nesta terça-feira (03) e seguirá os trâmites até convocar o suplente.

Hamburgueria de palco
O entreveiro entre o procurador e o vereador ocorreu em uma hamburgueria após sessão da Câmara, quarta (27). Sobreira registrou boletim de ocorrência na quinta (28) acusando Pope de tê-lo ameaçado de porrada, morte e xingá-lo. Na oportunidade, o procurador disse à coluna desconhecer o motivo da suposta agressão e o vereador chamou de denuncia caluniosa.

“Sem relação”
Desta vez, Pope disse que não há relação da renúncia com o episódio narrado pelo procurador, que ele alega ser fantasioso. “Renunciei porque não me permitiria pertencer a uma legislatura que se transformou em extensão do Executivo”. Já Sobreira diz que foram coletadas provas que, segundo ele, convergem a comprovar inequivocadamente os fatos.

Lula e Zelenski 2
O deputado Da Vitória (PP) levou ao governador Renato Casagrande (PSB), ontem, livros de autoria do Centro de Estudos e Debates Estratégicos, que ele coordena na Câmara. Os dois que andaram afastados um tempo atrás posaram para foto com sorrisos nem tão estridentes. Teve com isso quem lembrasse de foto recente entre os presidentes Lula (PT) e Zelenski da Ucrânia.

Projetos iguais
Com diferença de 40 minutos, os deputados Denninho Silva (União) e José Esmeraldo (PDT) apresentaram, nesta segunda-feira (02), na Assembleia, projetos semelhantes, que instituem o Protocolo Individualizado de Avaliação (Pia) para os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, incluindo-se o Transtorno do Espectro Autista, nas instituições de ensino do Estado. Inspirados em Lei sancionada recentemente em São Paulo, Denninho protocolou sua proposta às 9h10 e Esmeraldo quase às 9h50.

Dia de visitar o Território do Bem
O domingo (01) do governador Casagrande foi de atividades no Território do Bem, em Vitória. Pela manhã foi à igreja de Santa Teresa de Calcutá, no Itararé, participar da missa celebrada por Padre Kelder Brandão. Perto dali, o socialista foi até o Bairro da Penha acompanhar a 13ª edição do Rolimã Racing, evento criado por moradores que virou tradição. Casagrande até arriscou descer em um dos carrinhos. O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) também esteve por lá.


Galeria

Vazio deixado
Padre Kelder é contumaz crítico ao desamparo, principalmente, da juventude na região . Em homilia recente afirmou que durante décadas o poder público ignorou os direitos individuais, sociais e econômicos dos pobres do Território do Bem, abrindo espaço para que o tráfico de drogas ocupasse o vazio deixado por ele.

Conhecido sambista
Cotado para disputar a Prefeitura de Vitória ano que vem, o presidente do PSDB da capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas, disponibilizou no YouTube samba de sua autoria que pretende lançar. “Meu Canário Cantador” fala, segundo ele, sobre a alegria de viver.

Pecado capital
Que todo mundo conhece a afinidade de Luiz Paulo com o samba é verdade, mas teve quem achasse exagerada a comparação com Paulinho da Viola feita pelo produtor da música.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: