Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Sete de Setembro ainda rende

Ações realizadas no Dia da Independência movimentaram o cenário político nacional. Confira na coluna deste domingo (11).

| 11/09/2022, 13:00 13:00 h | Atualizado em 11/09/2022, 13:02

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta de suas ações e discursos realizados na quarta-feira, durante as comemorações do 7 de Setembro.

O assunto tem divergido opiniões nacionalmente e também aqui no Estado. Plenário ouviu especialistas em Direito Criminal e em Direito Eleitoral, que possuem opiniões distintas.

“O uso de ato oficial para promover campanha política e pedir votos, usando todo o aparato da máquina pública, TVs públicas, tais como verbas públicas e servidores, sem dúvida é usurpação de dinheiro público, constituindo abuso de poder econômico e crime de abuso de poder político”, avalia o advogado criminalista Carlos Guilherme Pagiola.

“Usou o cargo para atropelar a Lei e a Constituição”, diz.

Sem indícios claros

Já o advogado Eleitoral Fernando Dilen diz não ter visto indícios claros de abuso de poder político e econômico.

“Embora tenha ressalvas quanto ao teor sexista da manifestação do Presidente e quebra de protocolo institucional, ele é candidato e estava representando a Presidência em evento que não se encontra expressamente proibido na legislação eleitoral”.

Lado a lado no desfile

Durante a realização do desfile de 7 de setembro, na Beira-Mar, no centro de Vitória, chamou  atenção o fato do governador Renato Casagrande (PSB) e o superintendente da Polícia Federal no Estado, Eugênio Ricas, estarem lado a lado no palanque.

Até pouco tempo atrás, os dois evitavam  se cruzar mesmo estando nos mesmos eventos.

Mensagem aos pares militares

A vice do candidato ao governo Audifax Barcelos (Rede), Tenente Andresa (SDD), enviou mensagem aos pares militares garantindo que sua escolha pelo redista foi uma sinalização de que ele vai priorizar a segurança pública.

“Muitos colegas estão dormindo sob efeito de remédios, com depressão e até desistiram da vida. Isso é revoltante”, disse para depois perguntar se poderia contar com o apoio deles.

Micareta bolsonarista

Parte dos manifestantes que cruzaram a 3ª Ponte, na quarta-feira, durante o 7 de Setembro, se empolgou.

Havia desde pessoas empunhando cervejas a solteiros tentando a sorte de encontrar uma pretendente em meio à multidão. Houve quem achasse ser um pré-aquecimento do Vital.

Armas e Rosas

O candidato ao governo Carlos Manato (PL) deu um tempo na correria de campanha para assistir na TV, na madrugada de quinta para sexta, o show do Guns N' Roses, que, em português, significa “Armas e Rosas”.

A primeira palavra tem tudo a ver com o que defendem bolsonaristas como ele. Mas, em postagem em rede social, Manato quis mesmo é destacar que o guitarrista Slash e a banda fizeram história, assim como ele promete fazer em outubro.


GALERIA


Mensagem aos jovens

O candidato ao governo Guerino Zanon (PSD) conta que os jovens terão atenção especial em seu governo. “Temos que criar oportunidades.

O Estado pode fazer muito mais por eles. Fiz em Linhares, criando mais de 40 mil empregos nos últimos anos, dando à juventude a possibilidade de ingressar em uma carreira”.

Adesivaço

O também candidato ao governo  Aridelmo Teixeira (Novo) realizará adesivaço, hoje, às 11 horas, na  Jair de Andrade, em Itapoã, Vila Velha, ao lado da pracinha da Igreja Católica.

Piso da Enfermagem

O postulante ao Palácio Anchieta  Capitão Vinicius Sousa (PSTU) participou na sexta da manifestação contra a derrubada do piso da  Enfermagem na Costa Pereira, em Vitória.    

Zerar o ICMS

Cláudio Paiva (PRTB), que também quer chegar ao Palácio, tem prometido zerar o ICMS da cesta básica, dos medicamentos e dos combustíveis.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: