Secretaria vai influenciar pleito
As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos
Deputados estaduais aprovaram ontem o orçamento da nova secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce, comandada pelo ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (MDB). A pasta será responsável por administrar R$ 617 milhões, e terá um dos maiores orçamentos do governo.
Nos bastidores políticos, comenta-se que o secretário Balestrassi é um dos nomes aliados ao governador Renato Casagrande (PSB) que deve disputar a eleição do ano que vem, embora não se saiba para qual cargo. Geralmente, secretários de pastas mais representativas disputam vaga na Câmara Federal, mas especula-se que Balestrassi teria preferência por uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Entretanto, comandar a pasta que possui um dos maiores orçamentos e disputar a Ales pode gerar ruído com deputados que representam a região Norte e querem se reeleger. A ver.
Emenda não agradou
Embora o orçamento tenha sido aprovado, houve uma emenda que determina que os investimentos sejam informados à Ales a cada 60 dias. Essa parte, porém, não foi bem digerida por pessoas ligadas à secretaria, pois a pasta já possui obrigação em prestar contas à Justiça de seis em seis meses, além de ter um portal da transparência sobre todo o acordo.
Dobradinha segue forte
Após os 100 primeiros dias da gestão de Weverson (PDT) na Serra, fica claro que a influência do secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT), segue forte na administração. Prefeito publicou vídeo junto ao “mentor”, com frases como “obrigado, Sergio”, “iniciamos planejamento na gestão passada”, e “você deu início e eu entreguei”.
Prato não poderia ser outro!

O ministro pernambucano da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve ontem no Estado para se inteirar da situação da pesca aqui. O almoço dele fez jus à pasta que administra: moqueca capixaba. Aproveitou para se deliciar com uma moqueca de dourado, junto ao deputado Victor Linhalis (Pode).
Comissões
Após um início de legislatura conturbado na Câmara de Guarapari, quando os vereadores de primeiro mandato não foram contemplados com nenhuma comissão permanente, algumas lideranças veteranas da Casa já disseram que mais comissões terão de ser criadas. Desta forma, então, os novatos conseguirão ficar à frente dessas novas comissões. Segundo alguns novatos, a relação com os vereadores mais antigos tem melhorado.
Lista para escolha de desembargador no Palácio
A lista tríplice com os nomes dos três advogados que concorrem a vaga para desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) já está no Palácio Anchieta, nas mãos do governador Renato Casagrande (PSB).
Será ele o responsável por escolher entre Alexandre Puppim (16 votos), Vinícius Pinheiro (15 votos), e Erfen Ribeiro (14 votos). Expectativa é de que o governador tenha um encontro com cada um deles antes da definição.
Galeria
Rodada de conversas
Secretário de Governo de Vitória, Erick Musso (Republicanos) está promovendo mais uma rodada de conversas individuais com os vereadores da capital. Erick tem atuado como interlocutor entre o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e os vereadores.
Acertando os detalhes
Musso almoçou ontem com o deputado estadual Callegari e ex-vereador de Cachoeiro Léo Camargo. Ambos são lideranças do PL na “capital secreta do mundo”. Costura para os dois partidos se juntarem para as eleições do ano que vem seguem a todo vapor.
Mulheres em Lutas
A vereadora de Vitória Karla Coser (PT) esteve em São Paulo no último final de semana para participar do evento Mulheres em Lutas, promovido pelo instituto “E se fosse você?”, capitaneado pela ex-deputada Manuela Dávila. O evento contou com a presença de mais de mil mulheres e 150 parlamentes de todo o Brasil.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



