Prefeito recua para unir grupo
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), afirmou ontem à coluna que aceita recuar de sua pretensão de disputar o Senado em prol do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). A definição aconteceu em reunião entre ambos e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).
“Euclério me pediu apoio. Eu disse que ele era do grupo do governador Renato Casagrande (PSB), e se realmente se viabilizar, vai contar comigo, vamos somar forças. Como estou ao lado de Casagrande e Ricardo, prefiro somar do que dividir”.
Expectativa é de que Enivaldo dos Anjos seja responsável por coordenar a campanha de Euclério na região Noroeste, onde tem influência entre lideranças e eleitores. Esse é mais um movimento do prefeito de Cariacica para se viabilizar à segunda vaga ao Senado, partindo do ponto de que Casagrande deixe o Palácio para disputar uma das cadeiras.
Recados foram dados
Ainda em conversa com a coluna, Enivaldo citou o deputado federal Josias Da Vitória (PP) — cotado para a disputa majoritária —, e o ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT). “A expectativa sobre Da Vitória ao Senado tem diminuído, em função de ele manter relação com dois grupos diferentes. Já sobre Vidigal, tenho tentado convencê-lo a ser vice de Ricardo”.
“Tenho que renunciar”
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) afirmou categoricamente: “Se eu quero disputar o Senado, é claro que preciso renunciar em abril”. Se essa atitude for mesmo tomada por ele, Shymenne de Castro (PSB) passará a ser prefeita. Oficialmente, a primeira mulher à frente de Cariacica. “O jogo está sendo jogado”, disse uma fonte ligada ao prefeito.
Confiança no Vasco em alta
Presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) é um dos vascaínos mais apaixonados da Casa. Comemorou muito a classificação do Vasco da Gama às semi-finais da Copa do Brasil, e está confiante de que o time pode levantar a taça desta vez. Agora, o cruz-maltino terá o Fluminense no caminho.
Posse petista
A posse do deputado estadual João Coser como novo presidente do PT capixaba será hoje, às 8h30, no Ifes Cariacica. Também estão previstos assuntos como construção partidária e eleições 2026.
Prioridade da sigla será reeleger Lula à presidência e também encaminhar a reeleição do senador Fabiano Contarato. Durante a cerimônia, há previsão de homenagem a Edson Wilson, liderança sindical que morreu em julho deste ano.
Republicanos novamente nas estradas do Estado
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), segue com todo o gás pelo interior do Estado para dialogar com lideranças locais sobre seu projeto de candidatura ao governo. Ontem, esteve acompanhado de Erick Musso (Rep) em Ibiraçu, para prestigiar a festa da cidade.
Expectativa de aliados de Pazolini é de que ele continue com esses movimentos aos finais de semana. “Prefeito não cansa”, brincou uma fonte.
Colete e carro blindado
Durante visita do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) a Linhares, houve preocupação extra com segurança. Nikolas chegou a usar colete à prova de balas e carro blindado. Preocupação foi por conta de ter sofrido ameaças de morte. Deputado estadual Lucas Polese (PL) ajudou a montar o esquema de segurança.
Articular junto ao vice
O retorno do ex-vice-governador César Colnago (MDB) ao governo do Estado, segundo fontes, é para ajudar no projeto de articulação de Ricardo Ferraço (MDB) em sua campanha, sobretudo no interior.
Negociam com governo
Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol) realizou ontem Assembleia Geral que reuniu mais de 500 policiais civis. Por decisão unânime, o encontro foi transformado em assembleia permanente, garantindo acompanhamento contínuo das negociações com o governo estadual. Entre as principais reivindicações está a reestruturação salarial.