Lado B Lado A
Artigo publicado na edição de terça-feira (30), jornal A Tribuna
Considerado um dos maiores álbuns da música brasileira “Lado B Lado A” do grupo “O Rappa” até poderia com o nome que lhe batiza ilustrar como ficou a disposição da mesa em formato de “U”, nesta segunda, na Assembleia, com 29 dos 30 deputados. Foi durante almoço oferecido pela Casa ao governador Renato Casagrande (PSB) e ao vice Ricardo Ferraço (PSDB).
Ficaram em um lado composto por maioria governista Iriny Lopes (PT), Camila Valadão (Psol) e Zé Preto, que embora do PL, em plenário tem mais elogiado o governo do que criticado.
Do outro, apesar de também contar com aliados palacianos, se agruparam a maioria dos parlamentares considerados independentes ou de oposição, como o quarteto do PL Wellington Callegari, Danilo Bahiense, Capitão Assumção e Lucas Polese.
No meio, com Casagrande e Ricardo, mais governistas: Marcelo (Podemos), Coser (PT), Dary e Janete (ambos do PSB).
Todos menos um
Apesar da divisão – pensada ou não – dos deputados na mesa do almoço realizado no restaurante da Assembleia, Marcelo Santos destacou o fato de ter aglutinado, no encontro com o governador e o vice, parlamentares de todas vertentes. E de fato foi. Só quem não atendeu mesmo a convocação foi Theodorico Ferraço (PP), ex-presidente da Casa e pai do vice.
Foi para gravação do PP
Theodorico disse não ter ido ao almoço por ter gravado programa do PP que será veiculado dia 5. Contou ainda que a falta não tem relação com o ambiente conturbado de seu partido com o governo e nem com a postura independente que possui em relação ao Palácio. Acabou perdendo o cardápio com bobó de camarão, carne ao molho madeira e muito oba-oba.
Calça virou gravata
Como muitos esperavam o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) preparou uma surpresa quanto ao traje que vestiria na sessão de segunda-feira. Lei aprovada recentemente determinou que os homens usem terno em plenário. Ele respeitou o determinado, mas foi do seu jeito: terno e gravata jeans, mais tênis All Star. “Rasguei uma calça para fazer uma gravata e atender a lei desta Casa”.
Leia mais
Na Amunes
A Associação dos Municípios do Estado (Amunes) realiza, nesta quarta-feira (31), na sede da entidade, no centro de Vitória, o fórum “Saneamento Básico – Rumo à universalização dos serviços no Espírito Santo”.
Participarão prefeitos e diretores de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE). Segundo os organizadores, o evento promoverá, com a participação de especialistas e autoridades da área, diálogos sobre a universalização dos serviços em todo o Estado a partir do Novo Marco do Saneamento.
Diligência em fazenda
O deputado federal Messias Donato (Republicanos) contou ter integrado equipe da CPI do MST em uma diligência, ontem, no interior de São Paulo. Segundo ele, os parlamentares do grupo estiveram em Presidente Prudente e em Rosana. Donato disse ter visitado fazenda que teria sido produtora de alimentos e foi invadida há dois anos. Em postagem mostrou um galpão que segundo ele seria de “ampla doutrinação ideológica com referências a Lenin e Guevara”.
Galeria
Criminalização
“Querer criminalizar nossa luta por meio de uma CPI é estratégia para omitir os reais problemas e contradições do modelo do agronegócio no campo brasileiro, como o crescente desmatamento, grilagem de terra, queimadas, violência no campo, uso de mão de obra análoga à escravidão”, disse o MST em comunicado.
Lançamento de comissão
A Assembleia lançará nesta terça-feira, às 9 horas, a Comissão de Proteção e Bem-estar Animal. “É um passo importante para a causa animal e inédito no Espírito Santo”, afirma a deputada Janete, que junto ao deputado Marcelo Santos, faz o convite.
Saúde do Transporte
A Câmara de Guarapari realizará, em 7 de junho, às 16 horas, uma audiência pública para abordar os problemas que estariam afetando o transporte na Cidade Saúde.