Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Ilariê na campanha

Acompanhe as novidades da política capixaba na coluna Plenário

| 01/09/2022, 12:03 12:03 h | Atualizado em 01/09/2022, 12:05

Uma banda da Islândia, chamada Studla Bandid, tem lotado shows em seu país por conta de um hit: Ilariê, famoso nos anos 1980 com a então apresentadora infantil Xuxa.

O autor do sucesso brasileiro - e agora nórdico - é o hitmaker e ex-cantor de axé, Cid Guerreiro,  também muito conhecido naquela década e na seguinte por esta e outras músicas.    

O que tudo isso tem a ver com uma coluna de política e com o Estado o leitor deve estar se perguntando.  Mas o que talvez muitos não saibam é que  há 17 anos Cid Guerreiro  é  evangélico, pastor e diretor de produção, o que deixa  as coisas mais claras.

Vindo de Salvador  e hospedado em Vila Velha, o baiano  é  quem tem assinado a produção das propagandas eleitorais do candidato ao Senado Magno Malta (PL). Ele cuida da arte, da fotografia, iluminação, aprofundamento e acabamento, dando  visão artística aos programas do político  na TV e na internet.

Filhas coordenando

Guerreiro já havia trabalhado com Magno quando ele se elegeu ao Senado em 2010. O músico atua  agora com as filhas dele, as jornalistas Karla e Maguinha Malta, responsáveis pelos conteúdos e coordenação da campanha junto com o pai. Fontes ligadas a Magno contam que o candidato tem adotado tom mais moderado por conta da maior aproximação com elas.

Novo programa na TV

A senadora Rose (MDB), que tenta a reeleição, está na 2ª versão de sua propaganda eleitoral na TV. Na 1ª trocou o “Ra, Re, Ri, Ro, Rose” de outros pleitos pelo Lula de Vitória cantando que em todos municípios existe o trabalho dela. E em parte da 2ª, parece responder provocação da propaganda do concorrente Erick (Republicanos) que pergunta o que é Senado.

Simples e MEI

O deputado federal Felipe Rigoni (União), que tenta a reeleição, afirma que foi um dos articuladores do PLC que aumenta o teto de enquadramento do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI). 

O valor passou de R$ 81 mil para R$ 144 mil e poderão ser contratados até dois empregados pelo MEI. A proposta foi aprovada, ontem, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e segue para o plenário da Casa.

Candidato leva mordida

O ex-deputado Nilton Baiano (União), que tenta vaga na Assembleia, foi até a casa de amigos em Vila Velha. Lá, quando foram gravar um vídeo com o seu jingle de toda eleição, o cachorro dos anfitriões parece não ter gostado. Lascou uma mordida no braço de Baiano, que tirou por menos: “Só um arranhão”.

Servidor capixaba organizou guia das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no mês que passou o Guia Prático Eleições Brasileiras 2022, um livro de 129 páginas que apresenta de forma didática todas as etapas do processo eleitoral nacional.

O documento, voltado para a apresentação da Justiça Eleitoral a países estrangeiros e distribuído digitalmente para mais de 150 nações, foi concebido pelo servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), Vinícius Quintino de Oliveira.


GALERIA


Download em três línguas

Durante sua passagem pela Assessoria de Assuntos Internacionais do TSE, Vinícius ficou encarregado de  organizar o material que conta com textos de vários autores. O guia está disponível para download no site do TSE em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Foco no turismo

 Ex-secretária estadual de Turismo e candidata do Cidadania, Lenise Loureiro diz que, caso seja eleita como deputada estadual, vai focar seu mandato no fortalecimento do turismo, com promoção de iniciativas para as cidades e o Estado inteiro. O setor mostrou crescimento no 1º semestre.

Isenção de taxas de CNH

Idosos com mais de 65 anos e com renda baixa poderão ficar isentos do pagamento de taxas estaduais relativas à renovação da CNH.

Proposta

O projeto foi apresentado na Assembleia pela deputada Raquel Lessa (PP), que tenta a reeleição.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: