Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Grupo com foco na presidência

Confira a coluna de quarta-feira (25)

Eduardo Maia | 26/12/2024, 14:19 h | Atualizado em 26/12/2024, 14:19

Imagem ilustrativa da imagem Grupo com foco na presidência
Eduardo Maia

Logo após uma eleição disputada voto por voto à Prefeitura de Guarapari dar a vitória para o então vereador Rodrigo Borges (Republicanos), que superou o deputado estadual Zé Preto (PP), os vereadores eleitos começaram a se articular com vistas à Mesa Diretora da Câmara Municipal. Atualmente, um grupo composto por 12 vereadores dos 17 eleitos já se uniu, formando maioria.

São seis vereadores que já exerciam mandatos: Sabrina Astori (PSB), Izac Queiroz (PP), Professor Luciano (PP), Anselmo Bigossi (PP), Rosana Pinheiro (PSD), e Marcelo Rosa (MDB), que estarão juntos aos novatos Leandro Inácio (DC), Vinicius Lino (PL), Thiago do Casal Policial (PL), Tainá Coutinho (PRD), Félix Juliatti (PRD), e Thiago Magno (Republicanos).

A linha de raciocínio utilizada pelo grupo é a união da experiência com renovação, focando em gestão democrática. Também tem sido estratégia para atrair mais vereadores.

Favoritos para posto

Dentro do G-12 em Guarapari, existem quatro cotados para assumir a presidência: Sabrina Astori (PSB), Izac Queiroz (PP), Leandro Inácio (DC) e Vinicius Lino (PL). Nesse caso, são dois vereadores veteranos e dois vereadores novatos na disputa. Os quatro, porém, teriam apoio de todos os membros, e podem ser escolhidos para fazer parte da Mesa.

Apoiados pelo prefeito

Nos bastidores, além do G-12, o prefeito eleito Rodrigo Borges (Republicanos) também tem apoiado o grupo dos outros cinco vereadores, liderado pelo atual presidente da Casa, Wendel Lima (MDB). A leitura é de que todos se apresentaram como base do prefeito, portanto, não seria possível para Borges apontar para nomes preferidos à Mesa Diretora.

Tempo de agradecimento

Imagem ilustrativa da imagem Grupo com foco na presidência

Após árduas batalhas eleitorais em 2024, prefeitos e vereadores eleitos passaram a véspera de Natal com familiares, comemorando os resultados e agradecendo por terem sido vitoriosos neste ano. Alguns, claro, pedindo também bênçãos para os próximos objetivos eleitorais...

Mudanças?

Possíveis mudanças no secretariado do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ainda são tratadas a sete chaves. Entretanto, nos bastidores, especula-se que a secretaria de Saúde, hoje comandada por Pedro Ivo de forma interina, deve passar por mudança definitiva. Para a escolha, Euclério estaria ouvindo sugestões de sua equipe, incluindo de vereadores eleitos. Novidades sobre o assunto devem surgir nas próximas semanas.

Foco em Brasília e apelido para governador

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), aproveitou visita do governador Casagrande (PSB) para apelida-lo de “prefeito do Norte”, por conta das obras entregues e anunciadas para a região. “Agradeço ao Enivaldo, meu coronel da região, aliado importante. A palavra dele me dá mais vontade de continuar a ajudar o Norte”. Cabe lembrar que Enivaldo quer se candidatar ao Senado, caminho que pode ser tomado também por Casagrande.

Galeria

Finalizando obras

As intervenções no prédio da Assembleia Legislativa, sobretudo nos gabinetes dos deputados estão terminando. A promessa é de que na volta das atividades legislativas, em fevereiro, estejam 100% finalizadas.

Embate ferrenho

Durante prestação de contas do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), houve embates mais quentes entre o chefe do Executivo e vereadores da oposição. Em diversos momentos o prefeito chegou a falar que era preciso ter respeito com a democracia.

Feliz natal, Espírito Santo

Tem sido comum ver políticos cotados às disputas ao governo ou Senado, já agora no final de 2024, se dirigindo ao eleitorado de fora de suas cidades. É o caso de Euclério Sampaio, que ao desejar boas festas para as pessoas mais próximas, escreveu: “Feliz Natal, Cariacica. Feliz Natal, Espírito Santo”. Os sinais foram reparados por diversos atores políticos pelo Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: