Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Governistas 100% estão fora

Artigo publicado na coluna Plenário, do Jornal A Tribuna

Kleber Amorim | 20/01/2023, 17:14 17:14 h | Atualizado em 20/01/2023, 17:16

Pergunta que tem intrigado   alguns é por que deputados considerados 100% governistas, antes cotados para a presidência da Assembleia, estão agora fora do jogo. Tyago Hoffmann (PSB), na quarta, publicou nas redes que não concorreria, mesmo dizendo nunca ter colocado o nome. 

Ontem, foi a vez de Dary Pagung (PSB) fazer o mesmo após encontro que teve com o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz e Vandinho Leite (PSDB). Divulgou por meio de sua assessoria que, além de oficializar que não disputa, assumiu o comando do blocão parlamentar, antes presidido pelo tucano.

João Coser (PT), por sua vez, disse que já havia comunicado que não colocaria o nome. Sobraram Vandinho e Marcelo Santos, que não são governistas “puro-sangues”. O primeiro já foi até oposição. O segundo meio Casagrande, meio Erick Musso, presidente que já teve  embates com o governador.  

Sem forçar a barra

Observador político acredita que o cenário formado seria uma tentativa do governo passar a imagem de que não interfere no Legislativo, além de se precaver quanto a governabilidade. “Só PL e Republicanos, partidos mais alinhados a Bolsonaro, são nove deputados. Forçar a barra com presidente 100% governista pode levar a ruptura e a um plenário instável”.

Lira e os capixabas

A bancada capixaba de deputados federais tem um almoço marcado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), na próxima quarta, para dialogar sobre a eleição de presidente. Será na residência oficial dele em Brasília. Todos os 10 parlamentares da próxima legislatura foram convidados. Comenta-se que Lira deverá ter o voto de quase toda a bancada local.

Reitoria

Com a nomeação da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel para uma secretaria do Ministério da Saúde, o que se ouve nos corredores da universidade é de que as peças do tabuleiro eleitoral interno tem se mexido. 

Ou seja, a disputa pela reitoria este ano poderá ganhar novos contornos. Em 2019, ela foi eleita pela comunidade acadêmica, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não a referendou.

Continua cruzeirense

Políticos do Estado estiveram em peso no Kleber Andrade para Madureira e Flamengo. O secretário estadual de Meio Ambiente Felipe Rigoni foi um. Ele disse que transformaria em flamenguista a namorada cruzeirense que o acompanhava. Mas pelo que foi apresentado pela equipe, não foi desta vez.

Encontro e almoço marcado

O assessor especial da Casa Civil, Marcel Carone, e o assessor especial do gabinete do governador, Pablo Alves, estiveram com o bispo Bruno e o pastor Ailton, líderes da igreja Universal no Estado para conversar sobre 2024. Marcel contou que no encontro o deputado Fabrício Gandini (Cidadania) foi convidado por telefone para um almoço com o bispo. O Republicanos, partido do prefeito Lorenzo Pazolini, é ligado a Universal. Gandini disputou em 2020 a prefeitura.


GALERIA 


No governo estadual

O agente da Polícia Federal Rafael Pacheco será cedido para assumir a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). Quem o substituirá no gabinete da superintendência local da PF é o agente Bruno Albuquerque.

Eleição em conselho

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado (Core-ES) realizará eleição, na terça, da sua diretoria para o triênio 2023 a 2026. Será das 9 às 17 horas, na sede do Conselho na Praia do Canto. O Core é uma autarquia federal de direito público que regulamenta e fiscaliza a profissão de representante comercial, garantindo o exercício legal.

Parceria

O Campus Serra do Ifes, em parceria com o TRE-ES, reabriu o edital para o processo de seleção dos residentes do curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes. As inscrições vão até dia 31. São 8 vagas para estágio no TRE-ES mais vaga na pós-graduação.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: