Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

As costuras do Republicanos

Confira a coluna

Eduardo Maia | 10/11/2024, 19:10 h | Atualizado em 10/11/2024, 19:10

No meio político, as pessoas têm comentado com frequência sobre a atuação do presidente do Republicanos, Erick Musso, nas eleições municipais deste ano. O ex-presidente da Assembleia Legislativa foi responsável por costuras importantes em diversas cidades consideradas chave para a sigla.

Ele foi um dos mediadores da filiação de Cris Samorini no PP. Fez a ponte entre ela e o prefeito Pazolini (Rep). Além disso, bancou até o final a candidatura de Rodrigo Borges (Rep) em Guarapari, que de azarão, se tornou prefeito da cidade.

Na Serra, apesar de Muribeca (Rep) não ter vencido, Musso conseguiu alavancar uma liderança regional considerável, que chegou ao 2 º turno, deixando para trás o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP). Tudo isso não foi pensando somente na eleição deste ano, mas também “preparando o terreno” para 2026. Há quem diga que ele pode ser candidato à Câmara.

Artilharia apontada

Após o 2º turno, parte das figuras políticas decidiram descansar. Musso, porém, continua articulando. Recentemente, esteve com Gilson Daniel (Podemos), Euclério (MDB), Marcelo Santos (União) e Esmeraldo (PDT) em reuniões amistosas. Detalhe: todos são base de Casagrande (PSB), projeto ao qual Musso se apresenta como alternativa.

Receio governista

As reuniões dos políticos da base de Casagrande com Musso ou Pazolini (Rep), porém, não querem dizer que há racha ou afastamento. Entretanto, nos bastidores há quem diga que já existe receio do grupo governista com as alianças e negociações para 2026. Muita coisa pode depender de quanto espaço cada partido aliado ainda terá na gestão atual.

Semelhança impressiona

A aparência entre os dois não é só no fato de terem o mesmo nome. O filho do prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT), Sergio Vidigal Júnior, publicou foto com roupas bem parecidas e a mesma pose do pai. Quarenta anos separam os dois registros, mas a semelhança entre os dois impressiona.

Próximo passo

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), aliado de primeira hora de Casagrande (PSB), disse que já a partir de janeiro começará um movimento com prefeitos eleitos da base, visando as eleições de 2026.

“Os prefeitos é que têm condições, pela sua liderança, de interferir nas eleições estaduais. Vamos organizar, juntando forças para eleger as vagas de senador e governador. O movimento será em torno de Casagrande”, afirmou.

Conversas serão internas, mas há indicativos

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (PP) não conseguiu chegar ao 2º turno das eleições municipais neste ano. Para pessoas mais próximas, tem comentado que é cedo para falar sobre futuro, e que agora é momento de descanso, após todos os compromissos de campanha. Entretanto, nos bastidores já tem se falado que decisões políticas serão tomadas junto ao partido e, internamente, há interesse do PP que Audifax dispute cargo estadual em 2026.

GALERIA

Estão juntos

O deputado federal Victor Linhalis (Podemos) recebeu Lucas Fraga (PP), filho do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PP). Cabe lembrar que antes das eleições, Neucimar não apoiava Arnaldinho. Agora, porém, são do mesmo grupo.

Continuidade de gestão

A deputada Camila Valadão (Psol) participou de audiência pública em Itaúnas para debater o processo de concessão do Parque Estadual de Itaúnas e de outras unidades de conservação à iniciativa privada. Camila criticou o que chamou de falta de diálogo com a população local antes do anúncio da concessão.

Capital do chocolate

O deputado Coronel Weliton (PRD) pretende oficializar em homenagem o título de capital estadual do chocolate para o município de Linhares. Weliton destaca que a cidade é referência no segmento do cacau e concentra mais de 69% da produção capixaba, além de ter uma das maiores fábricas de chocolates do País.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: