O sucesso escolar do seu filho
Coluna foi publicada no sábado (29)
Desde que entra na escola, o aluno é levado a colocar a sua atenção no seu futuro. Ele precisa assimilar os conteúdos para ir passando de série. A família e a sociedade vão cobrando de forma mais ou menos intensa essa produtividade. Cada aluno responde de uma forma a essas situações, gerando maior ou menor ansiedade para si e para os pais.
Na vida escolar existem vários fatores e diversas situações que geram estresse e ansiedade no aluno. A ansiedade gerada com as cobranças pelo sucesso é um desencadeador de estresse que deve ser tratado para não se transformar num problema maior.
O excesso de tarefas escolares é um grande gerador de ansiedade na idade escolar. Alguns alunos que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem tornarão essa ansiedade e outros sintomas emocionais muito mais evidentes causando mais dor e sofrimento para ele em si e para a própria família.
Cada aluno pode apresentar um determinado sintoma, contudo, um bom preditor para os pais é ficar atento às mudanças comportamentais do filho. Isso é um forte indicador de que algo não está bem com ele. Por exemplo, se ele é falante e se mostra amuado e mais calado, ou se ele é mais quieto e está mais falante, será importante buscar uma ajuda terapêutica ou mesmo medicamentosa.
A pressão para que tenha sempre notas altas abala o estado emocional do aluno por não ter condições de responder a uma carga alta de conteúdos e tarefas escolares. No ensino médio a produtividade e os bons resultados são mais cobrados em função do Enem e exames para a vida universitária.
As famílias podem ajudar as crianças a terem boas notas sem que isso se torne um sofrimento. Algumas escolas possuem no seu quadro de atividades um trabalho específico de orientação ao aluno e sua família com técnicas e estratégias de Hábito de Estudo e também técnicas de controle da ansiedade e do estresse gerado ao longo do ano letivo.
Com esse trabalho o aluno se torna consciente da sua necessidade de estudo, investindo mais o seu tempo pensando no seu futuro profissional.
Quando a criança passa por ansiedade por causa de notas e escola, os pais devem estar atentos ao uso do tempo pelos filhos para que tenham um bom aproveitamento. Caso o filho não suporte uma alta demanda de produtividade acadêmica pelo excesso de tarefas escolares, a família deve procurar uma ajuda especializada para investigar as causas dessa dificuldade na aprendizagem.
A equipe escolar pode dosar a quantidade de conteúdo apresentado ao seu aluno bem como adaptar o conteúdo de uma prova e dar mais tempo para responder às questões de uma prova.
A depressão e a ansiedade são um problema silencioso que tem acometido um número grande de crianças e jovens. Um número grande de alunos tem mostrado um comportamento de automutilação se cortando frequentemente por não saber como lidar e superar seus problemas.
Os pais e professores devem ficar atentos e buscar ajuda necessária para os menores.
No processo de educação e aprendizagem deveria existir um nível de leveza e de satisfação para que não se abale o estado emocional e psicológico do aluno.
- Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP