Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Meditar é bom, meditar faz bem

Coluna foi publicada no sábado (22)

Claudio Miranda | 24/06/2024, 10:31 h | Atualizado em 24/06/2024, 10:31

Imagem ilustrativa da imagem Meditar é bom, meditar faz bem
Meditação promove qualidade de vida, bem-estar e autoconfiança |  Foto: © Divulgação/Canva

É comum falarmos da correria do dia a dia, da falta de tempo e do excesso de tarefas com que nos envolvemos. Nós projetamos a nossa atenção para fora de nós o tempo todo. Focamos nossa atenção nos fatos do mundo, principalmente naquilo que é ruim e negativo, como mortes, enchentes, terremotos, incêndios, política, corrupção e todo tipo de problemas.

Se você fica exageradamente com isso, você criará um lixo mental na sua cabeça.

Não há saúde mental que se sustente quando você se conecta demasiadamente com a sombra do mundo à sua volta.

O seu estilo de vida e o seu jeito de ser podem estar te causando problemas, te fazendo se sentir inseguro e com dificuldades.

O seu jeito de ser pode estar também prejudicando suas relações com seu pai, mãe, marido, esposa e filhos.

Se você percebe que o caminho que está seguindo não está te proporcionando alegria e bem-estar, é hora de buscar uma nova estratégia de se relacionar consigo e com as pessoas com quem convive.

Quem coloca a atenção com muita frequência em situações desequilibrantes pode desenvolver em si quadros de desequilíbrios afetivos e emocionais como medo, insegurança, desesperança, solidão, ansiedade, tristeza e outros.

Em se falando de qualidade de vida, de autoconfiança, autoestima e bem estar eu sugiro a você que experimente desenvolver o hábito de meditar regularmente todos os dias. Com cinco a dez minutos de silêncio perceberá uma mudança enorme em você.

O primeiro benefício que perceberá é que se tornará uma pessoa menos reativa. Os problemas do mundo passarão a não ter tanto impacto sobre você.

Para meditar, sente-se confortavelmente em um lugar tranquilo e silencioso. Se quiser, coloque uma música suave para te ajudar a se acalmar interiormente. Feche os olhos, inspire e expire longamente várias vezes. Feito isso, coloque a sua atenção no topo de sua cabeça e fique por dez ou cinco minutos desfrutando do silêncio. Com a meditação você será o primeiro beneficiário desse momento de recolhimento e de introspecção.

Em seguida, todos com quem você convive na família, no trabalho e na escola sentirão o efeito positivo disso, seja pelas vibrações que você emana como pessoa, seja pela melhoria do convívio social.

A prática regular da meditação te tornará mais forte e determinado por que a cada dia você se conhece um pouco mais. Você não precisará mudar o seu jeito de ser ou deixar de fazer as coisas que gosta. Se você é uma pessoa mais dinâmica ou mais tranquila, isso não mudará.

O que muda com a prática da meditação é que seus problemas diminuem porque você redireciona sua atenção para aquilo que te proporciona satisfação e paz. Experimente meditar por uma semana e veja o efeito que isso fará em você.

Se você quiser conhecer uma técnica simples de meditação, eu te convido a conhecer um curso gratuito que coordeno em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.

Entre em contato pelo instagram @meditarebom e terá todas as informações necessárias para o seu aprofundamento e bem-estar. Meditar te fortalece e empodera interiormente. Aguardo você.

Imagem ilustrativa da imagem Meditar é bom, meditar faz bem
Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |  Foto: Arquivo/AT

SUGERIMOS PARA VOCÊ: