Você decide
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (10)
Folha de São Paulo
O prefeito é quem deve definir se a guarda civil municipal será armada ou não, afirma a Fundação Perseu Abramo, do PT, em cartilha que reúne ideias para ajudar candidaturas do partido e de legendas aliadas na construção do Plano Municipal de Segurança Pública. O documento defende ainda o papel dessa instituição de segurança na prevenção da violência e argumenta que, por possuir caráter civil em estatuto, “não nos parece indicado que os seus gestores sejam militares.”
Andam juntas
De acordo com a cartilha do PT, prevenção e repressão ao crime não se opõem. “Investir e apostar na prevenção como um caminho para se evitar os mais diversos tipos de violências não significa desconsiderar as ações repressivas, quando necessárias”, indica o texto.
Ramificação
A fundação sugere também a implantação da patrulha Guardiã Maria da Penha, para atuar na proteção de mulheres cis e trans, e a criação de um fundo municipal de segurança, com verba definida para financiar programas municipais na área.
Tiro na água
Entidade com mais de 70 mil professores filiados no país, o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) criticou o presidente Lula (PT) por se reunir nesta segunda-feira (10) com reitores de universidades federais, mas não com os grevistas.
Tá errado
“Infelizmente, vergonhosamente, o governo e o presidente Lula estão atendendo a Andifes e o Conif (que representam os gestores de universidades) como convidados e sequer receberam as entidades representativas das categorias em greve”, criticou a tesoureira do Andes, Jennifer Webb. “Não vão ser os reitores e reitoras que vão nos tirar dessa greve”, disse.
Raio-x
O governo já mapeou 2.500 imóveis vazios que poderão ser destinados a famílias com renda até R$ 4.400 vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. O dado foi apresentado pelo ministro Jader Filho (Cidades) a Lula neste sábado (08).
De olho
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos, órgão consultivo do governo Lula, decidiu pedir ao Ministério Público a lista de todos os defensores de direitos humanos pesquisados pelo ex-policial militar Ronnie Lessa, preso por matar a vereadora Marielle Franco, em 2018. Entre 2006 e 2018, Lessa consultou cerca de 900 nomes na plataforma da empresa CCFácil, que reúne dados cadastrais de pessoas.
Testando
Potencial nome do PSD para concorrer à Presidência em 2026, o governador do Paraná, Ratinho Jr., estrela programa do partido que começará a ser transmitido na próxima semana. Em vídeo, ele adota discurso no qual tenta se afastar da polarização no país.
Oiapoque ao Chuí
O governador cita ações que agradam a diferentes segmentos políticos. Diz, por exemplo, que o estado é o “mais sustentável” do país e tem a “melhor infraestrutura do Brasil para as escolas indígenas”. Também ressalta que o Paraná fechou o maior programa de concessão rodoviária da América Latina e menciona contratações na área de segurança pública.
Replay
O “governalismo”, filosofia defendida por Pablo Marçal (PRTB) em sua pré-campanha a prefeito de São Paulo, já estava presente em sua frustrada tentativa de ser candidato a presidente nas eleições de 2022. Trata-se da ideia de que “cada brasileiro é único e nasceu com a missão de governar a si próprio, sua família e sua esfera de influência”. Ele não fornece mais detalhes sobre o que isso significaria na prática, no entanto.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo