Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Verão passado

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (27)

Painel da Folha de São Paulo | 27/11/2023, 13:01 h | Atualizado em 27/11/2023, 13:03
Painel

Folha de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Verão passado
Aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos) têm manifestado preocupação de que um projeto para aumentar o ICMS como tem articulado o governador prejudique a meta de eleger prefeitos e vereadores do grupo político nas eleições de 2024 em São Paulo |  Foto: Marco Galvão/Alesp

Aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos) têm manifestado preocupação de que um projeto para aumentar o ICMS como tem articulado o governador prejudique a meta de eleger prefeitos e vereadores do grupo político nas eleições de 2024 em São Paulo. Eles ressaltam que muitos bolsonaristas ganharam notoriedade ao fazer oposição a pacote de ajuste fiscal de João Doria, e que Bruno Covas, em 2020, e Rodrigo Garcia, em 2022, ambos do PSDB, foram bastante pressionados a respeito da medida do ex-governador.

Clima de decisão

O deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (PL-SP) diz considerar o debate sobre o projeto um “divisor de águas do governo Tarcísio”. Ele afirma que “a contaminação com a pauta municipal será gigantesca”.

Motivos

Os estados de Sul e Sudeste, exceto Santa Catarina, divulgaram carta na qual afirmaram ser necessário elevar o ICMS para garantir arrecadação maior após a entrada em vigor da Reforma Tributária. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse que o motivo real seria perda de arrecadação gerada pela limitação do imposto sobre combustíveis por Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Várias queixas

Prefeitos de 66 cidades do RJ se reunirão nesta segunda-feira (27), em Niterói, para assinatura de ação judicial conjunta contra a Enel. A ideia é pedir a fixação de prazo máximo de 4h para que a concessionária restabeleça a energia elétrica após quedas. Eles também solicitarão a ruptura dos contratos à Aneel.

Breu

Na quinta (23), primeiro dia da Flip, uma queda geral de energia atingiu Paraty por quatro horas. Em Angra dos Reis, a Ilha Grande ficou quatro dias consecutivos sem energia elétrica na semana retrasada.

Entrega

O programa de bolsas de estudo de graduação para os profissionais de nível médio dos Correios, como carteiros e atendentes, recebeu 1.855 inscrições em quatro dias. Na primeira etapa, serão concedidas 50 bolsas para homens e 50 para mulheres. Do total de vagas, 40% serão para negros, quilombolas e indígenas.

Saudosa…

A Justiça do RS negou pedido de ingresso da Fundação Palmares como parte interessada em processo que prevê a demolição de casas na comunidade Kédi, que tentava a certificação como remanescente de quilombo.

…maloca

As 95 famílias são vizinhas de empreendimentos de luxo em um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, o Boa Vista. Caso o pedido da Palmares tivesse sido admitido, o processo passaria a tramitar na esfera federal.

Intercâmbio

Presidente do Psol, Paula Coradi participa, nesta segunda-feira (27), em Santiago, de seminário da Fundação Friedrich Ebert, do partido alemão SPD, que também contará com a presença de membros da legenda Convergência Social, do Chile, e da coalizão Frente Ampla, do Uruguai. Coradi quer trazer experiências de progressistas para a campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura de SP em 2024.

Vou de táxi

Os governadores Helder Barbalho (MDB-PA) e Eduardo Leite (PSDB-RS), o prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União-BA) encontraram-se no sábado (25) no aniversário de 50 anos de Angélica, no RJ. O marido da apresentadora e também anfitrião, Luciano Huck, tem ensaiado lançar carreira na política.

Arcadas

Com nome inspirado no slogan do governo Lula (PT), a chapa União e Reconstrução venceu a eleição do centro acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP. Eles herdarão a diretoria do grupo Travessia, composto por membros do Psol.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel