Terceirização
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (24)
Folha de São Paulo
Dono do maior fundo eleitoral, com R$ 863 milhões previstos, o PL vai repassar a seus parlamentares cotas deste montante para que distribuam em suas bases aos candidatos a prefeito e vereador que acharem mais viáveis. O valor ainda não foi definido, mas deve ficar perto de R$ 500 mil.
“Tem que regionalizar, senão você não dá conta. O nosso deputado é quem sabe melhor quem está em condições mais favoráveis”, afirma o presidente do partido, Valdemar Costa Neto.
Fica a dica
Valdemar vai levar ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o nome do coronel da reserva da PM Ricardo Mello Araújo para ser seu vice, em reunião na próxima segunda (29). Bolsonarista, ele foi presidente da Ceagesp e seria o representante do PL na chapa.
“O Ceagesp é uma cidade, e ele fez um trabalho que nunca foi feito na história lá”, diz Valdemar, que avalia que Mello também reforçaria as credenciais de Nunes na área da segurança.
Amigo internauta
O vice-presidente Geraldo Alckmin participará virtualmente do lançamento da pré-candidatura de Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo (PSB) amanhã.
Ele, que também é filiado ao PSB, estudou a possibilidade de ir presencialmente, mas terá que ficar em Brasília para compromissos oficiais. O evento será realizado na casa da família de Tabata, na Vila Missionária, zona sul da capital.
É pique, é pique
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entregará mais de mil títulos de regularização fundiária nesta quarta (24) na cidade de Euclides da Cunha Paulista, no Pontal do Paranapanema, região de intensa disputa de terras.
A medida, que tem a oposição do MST, ocorre na semana em que o movimento completa 40 anos.
Nem o Trump
Figura histórica do PT, o ex-deputado Elói Pietá anunciou sua saída da sigla, que ajudou a fundar em 1980. O motivo é o fato de o diretório de Guarulhos, sua cidade, não realizar prévia para a escolha do candidato a prefeito. “Até o Partido Republicano dos EUA tem mais democracia interna. Lá, pelo menos fazem primárias entre quem deseja disputar a eleição”, afirma.
O céu é o limite
O sociólogo Benedito Mariano, ligado ao PT, reuniu-se na segunda (22) com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e propôs que o governo Lula se engaje formalmente numa campanha mundial para que o padre Júlio Lancellotti receba o prêmio Nobel da Paz.
Participou também Paulo Pedrini, coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo. O objetivo é tentar obter o apoio do papa Francisco para o pleito.
Reprise
A economista Elena Landau avalia que o programa de estímulo à indústria anunciado pelo governo é ruim, tem ideias atrasadas e que Lula, assim como gerou em 2010 os governos Dilma, está “plantando de novo o desastre” de seu sucessor no Planalto.
“A filosofia é a de sempre, né? Economia protegida, subsídio, elegendo determinados setores. Como desenho, é ruim.”
Fortes sinais
Landau, ex-assessora econômica da atual ministra Simone Tebet (Planejamento) na campanha presidencial de 2022, considerou positivas as ausências dela e de Fernando Haddad (Fazenda) no anúncio do plano.
“Achei muito bom. Uma sinalização muito boa.”
Malha
Simone se reúne nesta quinta (25) no Rio com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para debater o PAC Integração. O programa é uma das apostas do governo para melhorar a integração com os países da América do Sul por meio de portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias e rodovias.
São 124 projetos com interligação em 11 estados de fronteira e cinco diferentes rotas.
Sem ressalvas
O presidente Lula defendeu em manifestação elaborada pela AGU (Advocacia-Geral da União) ao STF que a vida íntima anterior de vítimas de violência sexual seja desconsiderada em investigações e julgamentos criminais. Isso excluiria a possibilidade de que um juiz fizesse avaliação sobre essa questão durante a fixação da pena.
Passo atrás
O posicionamento foi feito em ação proposta pela Procuradoria-Geral da República que busca excluir, entre outros pontos, critérios como “comportamento da vítima” na fixação da pena. Segundo a AGU, apesar do avanço da legislação de proteção a mulheres nos últimos anos, os crimes de violência sexual aumentaram no período.
Honra ao mérito
O Senado começou a adotar no início do mês avaliação de desempenho para concessão de gratificação a servidores da ativa, além de parte de aposentados e pensionistas.
O servidor que obtiver avaliação excelente receberá 40% de gratificação variável. Há ainda uma parcela fixa, de 60% do vencimento básico.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo